RETROSPECTIVA 2024
A deputada gaúcha apresenta o balanço das atividades da Segunda-Secretaria em 2024
A Segunda-Secretaria da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, dirigida pela deputada Maria do Rosário (PT-RS), desempenhou um papel estratégico ao longo de 2023 e 2024, com ações que fortaleceram o Parlamento, a conexão com a sociedade e a gestão interna da casa. O setor é responsável por atividades fundamentais para o funcionamento da Câmara dos Deputados, como a logística de passaportes e vistos para missões oficiais no exterior, a gestão de programas de estágio e ações de formação, além da responsabilidade sobre a entrega de prêmios e homenagens.
Maria do Rosário ressalta a importância das atividades da Mesa Diretora para o fortalecimento da Câmara dos Deputados. “A democracia se fortalece quando aproximamos o Parlamento das pessoas. Ao longo da nossa gestão reforçamos o compromisso da Casa com a participação cidadã e com a inclusão social”, destaca.
Estudantes
O Estágio-Visita, que aproxima estudantes de todo o Brasil do funcionamento da Câmara, teve ao longo destes dois anos de gestão da deputada Maria do Rosário 5 edições. “Ao todo passaram pela casa mais de 388 estudantes que participaram de atividades sobre o processo legislativo e da dimensão que a Casa representa”, explica a parlamentar gaúcha.
Um dos legados oferecidos pela gestão de Maria do Rosário será o novo sistema de Estágio-Visita que irá facilitar e modernizar a inscrição dos estudantes no programa. O acesso será agilizado e o tempo de navegação reduzido.
Missões no exterior
Durante a gestão de Maria do Rosário, o Serviço de Passaportes e Vistos facilitou a participação de parlamentares em missões oficiais no exterior, tendo emitido mais de 1.200 passaportes e cerca de 500 vistos diplomáticos, além de passaportes oficiais para servidores em missão. A equipe da Segunda-Secretaria realizou 263 processos de requisição de passaportes e mais de 16 mil atendimentos, entre presenciais e remotos, contribuindo para a eficiência e segurança logística dessas atividades.
Ajude o RS
A Segunda-Secretaria também liderou campanhas de solidariedade. A “Ajude o RS”, organizada em resposta às enchentes no Rio Grande do Sul, arrecadou mais de R$ 20 mil repassados para o Comitê da Cidadania, que comprou itens para enviar e uma ampla variedade de donativos.
As ações realizadas em 2023 e 2024 demonstram que a Segunda-Secretaria “não é apenas uma instância administrativa, mas uma ponte entre o Parlamento e a sociedade, reforçando a importância de um Legislativo transparente, acessível e conectado às demandas do povo brasileiro”, finaliza Maria do Rosário.