O deputado Vanderlei Siraque (PT-SP), presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil, registrou em plenário estudo sobre a indústria química no Brasil e que revelou que esse setor da cadeia produtiva do petróleo, que tem a ver com a petroquímica, com a química e com o plástico, tem futuro garantido no Brasil.
De acordo com Siraque, a pesquisa “é o maior diagnóstico da história da indústria química, petroquímica e de plástico do Brasil, incluindo também os desafios e as possibilidades que o Brasil tem nesse setor tão importante para a economia nacional”.
“Se alguns setores da indústria brasileira não têm crescido, não é o caso da indústria química, petroquímica e de plástico. A indústria cresce em torno de 5% ao ano, e a demanda vem crescendo entre 8% e 10% ao ano”, afirmou o parlamentar petista. Siraque informou ainda que os resultados da pesquisa serão apresentados na Câmara no próximo dia 3 de dezembro em reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Competitividade da Cadeia Produtiva do Setor Químico, Petroquímico e Plástico do Brasil.
O estudo foi elaborado pela Bain & Company e pela Gas Energy e financiado pelo BNDES, a pedido do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Gizele Benitz