Tecnologias, emergências, inclusão, vacinas e SUS fazem avançar parcerias e projetos de lei na CSaúde

Foto: Gustavo Bezerra

RETROSPECTIVA 2024

“Juntos, estamos trabalhando para oferecer um sistema de saúde mais inclusivo e de qualidade para todos os brasileiros.”

 Saúde digital, Sistema Único de Saúde, autismo, limitações de atendimento por planos e seguradoras, emergência por evento climático extremo, políticas públicas de enfrentamento a epidemias, doenças raras, dentre outras, movimentaram a pauta da Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Dr. Francisco (PT-PI).

Em tempos de polarização, o colegiado priorizou projetos técnicos sobre demandas gerais, como doenças crônicas, urgência e emergência, atenção primária, fechando o ano com 151 proposições votadas, sendo 131 aprovadas e 20 rejeitadas (dados até 31/10/24). Dentre elas, a que regulamenta a profissão de Agente Indígena de Saúde; sobre notificação compulsória em caso de violência contra a mulher atendida em serviço público ou privado; reconhece a condição de deficiência aos portadores de doença falciforme e de talassemia.

Subcomissões foram criadas para acelerar e aprimorar a legislação referente ao Transtorno do Espectro Autista, doenças raras e demais neurodiversidades; Planos de Saúde; modernização das leis aplicáveis ao SUS; telemedicina, telessaúde e saúde digital; prevenção e controle do câncer.

Diálogos

O presidente mediou a interação do colegiado com o Ministério da Saúde, e a ministra Nísia Trindade ouviu e foi ouvida pelos parlamentares sobre políticas públicas da área. Além disso, a comissão dialogou com a sociedade em audiências públicas, com ministérios do Comitê de Enfrentamento à Desinformação sobre o Programa de Imunização, com integrantes do grupo de trabalho do G20 que trata de produção regional para reduzir as desigualdades no acesso a vacinas no mundo, dentre outros.

Emergência

 O deputado lembra que o aumento de casos e mortes por dengue e as enchentes no Rio Grande do Sul mobilizaram a comissão e a parceria com o governo. No primeiro, para reduzir e controlar os casos da doença e aprovar no colegiado o projeto de lei que cria a política nacional de combate à Dengue e outras arboviroses. No segundo, com a solicitação da CSaúde, atendida pela ministra, de liberação imediata das emendas da comissão para municípios gaúchos afetados pelas inundações.

“Juntos, estamos trabalhando para oferecer um sistema de saúde mais inclusivo e de qualidade para todos os brasileiros”, resumiu Dr. Francisco. O deputado foi condecorado pelo Governo Lula com a Medalha do Mérito Oswaldo Cruz que, neste ano, foi entregue a parceiros no fortalecimento do SUS e aumento da cobertura vacinal.

PT na Câmara

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100