A deputada Denise Pessôa esteve reunida no Ministério da Saúde na terça-feira para reforçar o compromisso da manutenção de leitos hospitalares.
O governo federal reforçou o compromisso com a manutenção dos 40 leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) abertos em caráter emergencial no Hospital Geral, em Caxias do Sul, em agosto deste ano. A informação foi confirmada à deputada federal Denise Pessôa (PT-RS) pelo secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proença, em reunião na terça-feira (3/12), no Ministério da Saúde em Brasília.
Conforme a parlamentar, que articula o assunto junto ao Governo Lula, a reunião serviu para alinhar os próximos passos para a implementação do teto MAC e garantia de funcionamento dos 40 leitos em 2025, na instituição que é uma das referências de atendimento na rede pública da Serra Gaúcha.
“Ainda em julho, quando o Ministério da Saúde garantiu o repasse dos recursos para abertura dos leitos, também havia o comprometimento de incorporar o valor de R$ 35,8 milhões no teto de média e alta complexidade (MAC) na lei orçamentária do governo federal para 2025”, explica a deputada.
Governo Lula
Denise acrescenta que agora o governo reafirmou essa garantia, o que reforça “o compromisso do presidente Lula e do nosso mandato com o fortalecimento do SUS e a saúde de quem vive na nossa região. É o maior aumento de teto MAC para um hospital do Rio Grande do Sul”, reforça a parlamentar.
Também participaram do encontro o diretor-executivo da Fundação Universidade de Caxias do Sul (FUCS), Germano Schwartz, Mário Taddeuci representando a Prefeitura de Caxias do Sul e o integrante da Assessoria Técnica da SAPS Ton Falcão.
Assessoria de Comunicação da deputada Denise Pessôa