A criação do Sistema Unificado de Assistência Técnica e Extensão Rural (Suater), será debatida durante audiência pública, no dia 4, promovida pelo deputado Joseildo Ramos (PT-BA), em parceria com a Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados e o Núcleo Agrário do PT.
O deputado luta para que a assistência técnica e extensão rural sejam definidas como uma política de estado, com oferta dos serviços em todas regiões do país e garantia de recursos no Orçamento da União.
Integração
O texto inicial apresentado por Joseildo Ramos prevê que o Suater terá o funcionamento compartilhado entre União, estados e municípios, semelhante ao SUS.
A prioridade será a assistência à agricultura familiar, fortalecimento da produção agroecológica, combate ao uso de agrotóxicos e incentivo ao uso da mecanização agrícola com equipamentos específicos para pequenas propriedades, entre outras medidas.
Dados do último censo agropecuário do IBGE (2017), revelam que apenas 18% das 4 milhões de propriedades da agricultura familiar recebem os serviços de assistência técnica e extensão rural.
Audiência
Entre os convidados para participar dos debates está o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira e diversas entidades do setor.
A audiência acontece no próximo dia 4 (quarta-feira), às 18h30, no plenário 3 da CLP. Durante o evento haverá uma homenagem pelo Dia do Extensionista, que é comemorado no dia 6 de dezembro.
Ainda está prevista para o início da noite a projeção de imagens a laser nas duas torres do Congresso Nacional com as frases “Alimentos Saudáveis”, “Combate à Fome”, “Renda no Campo” e “Sustentabilidade”.
Assessoria de Comunicação do deputado Joseildo Ramos