Comércio apresenta recuperação e confirma expectativas positivas para o fim de ano

Aquecimento da atividade econômica reflete aumento do emprego e da renda Foto: Sindsefaz/BA

Índice de Confiança do Empresário do Comércio se estabiliza, com aumento na intenção de contratações e investimentos, refletindo eficácia das políticas econômicas do governo

O setor comercial brasileiro apresenta sinais promissores de recuperação, conforme mais recente Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta quinta-feira (31). Os dados apontam para uma estabilização do índice após cinco quedas consecutivas, marcando 112,2 pontos em outubro e interrompendo a sequência de recuos. Ante a outubro do ano passado, houve uma leve retração de 0,5%, a menor redução desde julho. O cenário positivo reflete a implementação da políticas macroeconômicas do governo Lula visando a retomada do crescimento e a geração de empregos.

Leia mais: Efeito Lula: Brasil abre 247,8 mil vagas de trabalho em setembro

Um dos destaques mais significativos do levantamento é o aumento na intenção de contratar trabalhadores, especialmente para o período de fim de ano. O índice de disposição para contratação temporária cresceu 1,1%, alcançando impressionantes 127 pontos. A perspectiva é otimista para a geração de empregos nos próximos meses, alinhada com as metas do governo de redução do desemprego, que caiu para 6,4% em setembro, de acordo com a Pnad Contínua do IBGE, cujo relatório também foi divulgado nesta quinta.

Leia mais: Efeito Lula: indústria brasileira sobe 30 posições em ranking global

Aumento dos investimentos

Além disso, os comerciantes demonstram maior disposição para aumentar investimentos, com o índice subindo 0,2%, totalizando 107 pontos. O crescimento na confiança dos empresários também é um indicador positivo para o futuro da economia, sinalizando expectativas de melhoria nas condições de negócios.

Setores específicos apresentaram resultados particularmente animadores. O segmento de supermercados e farmácias registrou um aumento de 1,3% no mês e 6,4% no ano no índice de intenção de contratação. Já o setor de eletrônicos e veículos teve um crescimento mensal de 0,1% e expressivos 6,5% na comparação anual.

Leia mais: Índice de Confiança de Serviços sobe em outubro com projeção de mais altas

O otimismo dos empresários para as vendas de fim de ano é outro ponto de destaque. Felipe Tavares, economista-chefe da CNC, afirma: “Essa melhora das expectativas reflete confiança no setor, apesar de um cenário econômico complexo e indefinido.”

A estabilização do Icec e as perspectivas positivas para o fim do ano são indicativos claros de que as políticas econômicas do governo Lula estão produzindo resultados concretos. Com o aumento nas intenções de contratação e investimentos, o cenário para os próximos meses indica um impulso adicional para a atividade econômica e deve se refletir no PIB (Produto Interno Bruto) em 2024, cujas projeções recentes foram, mais uma vez, revistas para cima, caso do FMI. O Fundo Monetário Internacional reviu, na semana passada, o crescimento do país de 2,1% para 3%.

PT Nacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex