FOTO: GUSTAVO BEZERRA/PT NA CÂMARA
A Executiva Nacional do PT aprovou em reunião realizada nesta segunda-feira (3), Resolução Política que, entre outros pontos, reafirma o compromisso do PT com a Reforma Política. “É urgente construir hegemonia na sociedade, promover reformas estruturais, com destaque para a Reforma Política e a democratização da mídia. Para tanto, antes de tudo é preciso dialogar com o povo, condição vital para um partido de trabalhadores”, diz o texto.
O documento estabeleceu como ação imediata a participação da militância nos atos em defesa da democracia e da reforma política, previstos para a semana de 9 a 15 de novembro.
O texto aprovado pelos dirigentes do PT definiu também que o partido, no novo mandato da presidenta Dilma, deve atuar mais intensamente nas decisões e sugerir medidas claras no debate sobre a política econômica, sobre a reforma política e em defesa da democracia nos meios de comunicação.
O documento conclama o conjunto das forças políticas que elegeram Dilma para se unirem em torno do novo mandato. “Para que a presidenta Dilma possa fazer um segundo mandato superior ao primeiro, será necessário, em conjunto com partidos de esquerda, desencadear um amplo processo de mobilização e organização dos milhões de brasileiros que saíram às ruas para apoiar Dilma Rousseff, mas também para defender nossos direitos humanos, nossos direitos à democracia, ao bem estar social, ao desenvolvimento, à soberania nacional”, diz o texto.
Vitória – A Executiva Nacional fez também um balanço das eleições de 2014. A Resolução aponta a reeleição da presidenta Dilma como “uma vitória, sobretudo do PT e do nosso projeto, que conquista um quarto mandato, algo que nenhuma outra força política havia alcançado até agora no País”. Para o vice-presidente do PT, deputado José Guimarães (PT-CE), a maioria dos dirigentes petistas tem a compreensão de que o partido saiu vitorioso das urnas, apesar da redução da bancada e algumas derrotas localizadas.
José Guimarães disse que entre os desafios futuros que o partido e o governo têm para os próximos anos está “a centralidade da Reforma Política com plebiscito e mobilização popular”.
O líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (PT-SP) acredita que as expectativas apontadas nas urnas com a eleição de Dilma, exigem que a presidenta tenha um mandato melhor que o mandato anterior. “O entendimento é que devemos trabalhar para que Dilma seja a melhor presidenta. Nesse caminho, é preciso que haja articulação e discussão com a base aliada e esse é o objetivo: rearrumar a base para os desafios que virão”, afirmou Vicentinho.
Diretório – De acordo com Vicentinho, o documento elaborado pela Executiva será encaminhado ao Diretório Nacional que tem encontro marcado nos dias 28 e 29 de novembro, em Fortaleza. Os dirigentes petistas esperam contar com a presença da presidenta Dilma no encontro.
Mídia – Em relação ao debate sobre a mídia, Vicentinho frisou que a discussão revelou “um sentimento muito grande de que a mídia venha a ser, de fato, democrática”.
Benildes Rodrigues
Ouça a Deputada Fátima Bezerra na Rádio PT
Ouça o deputado Amauri Texeira (PT-BA) na Rádio PT” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]” bg=”dd1a22″ leftbg=”dd1a22″ lefticon=”294781″ track=”ff1b2c” tracker=”ffff00″ text=”000000″ righticon=”294781″ width=”300″ rightbg=”408080″ volslider=”ffffff” skip=”ffffff”]