A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) registrou em plenário decisão da Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU) que na terça-feira (28) aprovou resolução que reivindica a suspensão do embargo dos Estados Unidos contra Cuba. A resolução recebeu o apoio de 188 dos 193 membros das Nações Unidas. Estados Unidos e Israel votaram contra. Trata-se da 23ª ocasião consecutiva desde 1992 em que a Assembleia Geral se manifesta contra o bloqueio americano à ilha a pedido do governo cubano.
“Sabemos que este bloqueio econômico tornou-se uma ação desproposital e desumana diante de imposições e restrições econômicas ao povo cubano que nitidamente viola a própria dignidade humana e seus direitos fundamentais”, disse Benedita da Silva.
Ainda de acordo com a parlamentar petista, “mesmo diante desta imposição que já perdura por mais de 50 anos, Cuba conseguiu sobreviver e, por conta disto, sempre despertou profunda admiração por parte da opinião internacional. Na sua forma mais simples de viver e destoada da contemporaneidade consumista foi capaz de resistir”, afirmou a deputada Benedita da Silva.
Felizmente, acrescentou Benedita, a maioria da população norte-amaericana contrasta com o pensamento de seus governantes. “Até em Miami, território predominantemente de dissidentes cubanos, quer o fim do embargo a Ilha. Pesquisas feitas em junho do Instituto de Pesquisa Cubana, da Universidade Internacional da Flórida divulgou que 52% dos entrevistados são contra esta medida”, frisou a petista.
Gizele Benitz