Texto do deputado Abicalil é publicado em livro da Unesco

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançou o livro Educação e Federalismo no Brasil, nesta terça-feira, no auditório da TV Câmara. O livro tem o objetivo de apontar as ferramentas necessárias para combater as desigualdades, garantir a diversidade, bem como propor pontos de reflexão para o novo Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020.

O lançamento da obra ocorreu durante programa da TV Câmara, e reuniu o deputado Carlos Abicalil (PT-MT)– autor de um texto publicado no livro -; o presidente da Unesco, Vincent Defourny; o vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS); o professor da Universidade de São Paulo, Romualdo Portela; o secretário do Ministério da Educação e coordenador da Conferência Nacional de Educação, Francisco das Chagas; e o representante da Unesco e um dos coordenadores da obra, Wagner Santana.

De acordo com Abicalil, o livro tem uma grande virtude que é exatamente tratar experiências distintas. Para ele, no Brasil o federalismo tem sido muito mais concorrente do que cooperativo. “Este livro tem uma grande virtude que é exatamente tratar experiências distintas. No Brasil, o federalismo tem sido muito mais concorrente do que cooperativo. Precisamos debater as diretrizes reais e futuras para a educação que queremos”, disse.

O parlamentar foi elogiado pelo texto publicado no livro, escrito em parceria com o professor da Universidade Federal de Mato Grosso e vereador do PT em Barra do Graças, Odorico Cardoso (Kiko). O texto detalhou o protagonismo de Mato Grosso ao ser o primeiro estado a incluir um sistema único de ensino em sua Constituição.

“A experiência matogrossense propôs o sistema único de ensino, de modo visar os esforços dos municípios e do estado em torno da educação. A nossa lei complementar é uma importante experiência a ser revelada, debatida, submetida à crítica e também um dos verter propositivos importante para a conformação do Sistema Nacional de Educação. Tive a felicidade de testemunhar este processo de 20 anos, bem como agir de maneira bastante decisiva no cenário político, de opinião pública e de formulação que, hoje, também atinge o patamar nacional. Mato Grosso é referência em políticas educacionais, como a matriz do Plano de Ações Articuladas (PAR), lei complementar 49 em torno da conformação de um Sistema Nacional de Educação, entre outros”.

A obra será apresentada também na Conferência Nacional de Educação que será realizada entre os dias 28 de março a 01 de abril, em Brasília.

Assessoria Parlamentar

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100