Efeito Lula: cenário de melhora econômica faz Ibovespa bater recorde histórico

As políticas do governo Lula tem beneficiado a todos, da população mais carente ao empresariado Foto: Freepik / Site do PT

Com a melhora do ambiente macroeconômico no país, o Ibovespa, principal índice da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo, subiu 1,36% na segunda-feira (19) e bateu  recorde histórico, aos 135.778 pontos, reforçando uma tendência verificada desde o ano passado. O recorde anterior era de 134.194 pontos, atingido em 27 de dezembro de 2023.

O índice também chegou à máxima de pontuação que ocorre ainda durante o pregão, quando atingiu os 136.179 pontos. Assim, a bolsa zerou as perdas que tinha acumulado no ano e agora registra alta de 1,19%.

No mesmo dia, o dólar comercial fechou em queda forte, de 1,07%, vendido a R$ 5,409, menor patamar em dois meses. O dólar turismo ficou em R$ 5,592 (venda).

Cobertura parcial

Além desses números bastante alvissareiros, um outro fator também chama atenção: porta-voz do capital financeiro, a mídia corporativa, que costuma apontar supostas responsabilidades do presidente Lula quando a bolsa cai e o dólar sobe, ignora as medidas adotadas pelo mesmo governo quando há um movimento inverso, como o de agora.

Os principais veículos de imprensa são unânimes em atribuir esse novo recorde da bolsa às expectativas dos analistas de que o Federal Reserve (FED), o Banco Central dos Estados Unidos, inicie um ciclo de cortes dos juros, o que pode favorecer as empresas e melhorar as cotações na bolsa de valores.

“A bolsa brasileira bateu mais um recorde de pontos e se vê aqui e acolá analistas e economistas correndo para avisar que seguimos Nova York, como querendo minimizar eventuais efeitos domésticos na melhora do principal índice acionário brasileiro”, diz o economista André Perfeito, em nota que cita o aumento do consumo e da massa salarial entre os fatores por trás do bom desempenho das empresas e, por consequência, da bolsa brasileira.

Leia maisEfeito Lula: IBC-Br, prévia do PIB, sobe 1,40% em junho, bem acima do esperado

Uma matéria divulgada na segunda-feira (19) pelo Uol foi o diferencial nessa cobertura, ainda assim citando a melhoria do cenário doméstico praticamente no fim do texto, se destaque.

“Outro fator que vem ajudando a Bolsa a subir é o resultado das empresas brasileiras, que divulgaram os balanços do segundo trimestre. No geral, segundo cálculo do Itaú BBA, as receitas das companhias listadas ficaram 3,1% acima das expectativas no período de abril a junho. Os últimos balanços foram divulgados na semana passada. Pelo levantamento do Itaú, o lucro ficou 5,3% acima das estimativas, o que atrai mais investidores”, diz a matéria.

Por outro lado, a importância das políticas do governo Lula para o bom desempenho da bolsa foi destacada por parlamentares do PT nas redes sociais.

“Diziam que o governo Lula ia quebrar o Brasil… Resultado: – A Bolsa de Valores bateu recorde – Desemprego é o menor desde 2014 – Extrema pobreza caiu ao menor nível – Voltamos a ser a 8ª maior economia do mundo Dignidade e comida na mesa. É isso que a esquerda faz!”, postou a deputada federal Dandara Tonantzin (PT-MG) na rede social X.

&

;

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), também postou sobre o assunto. “O índice Ibovespa ultrapassa a marca de 135 mil pontos pela primeira vez na história! Qual é a reclamação do mercado agora”, ironizou.

;

“Brasil, 19 de agosto de 2024: – Bolsa tem a maior alta da história – Dólar cai caindo – PIB crescendo – Desemprego é o menor em décadas – Renda do trabalhador é a maior em muitos anos. E extrema direita dizia que Lula iria quebrar o Brasil… FAZ O L!”, postou o deputado federal Bohn Gass (PT-RS).

PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo