Espalhe a verdade: Reforma Tributária irá reduzir impostos para profissionais de saúde

Ao contrário do que propaga o bolsonarismo, a reforma tributária vai diminuir a carga tributária suportada pelos usuários de serviços de saúde Divulgação / MF

Extrema direita tem disseminado fake news de que a Reforma Tributária implicaria em aumento dos impostos cobrados de médicos e profissionais de saúde

A praga da mentira, as chamadas fake news, é o que move a extrema direita no Brasil e no mundo. A Reforma Tributária tem sido alvo constante da estratégia, utilizada como arma política contra o governo Lula. Sem argumento para atacar o arcabouço fiscal proposto pelo governo, a extrema direita espalhou nas redes sociais postagens com a informação falsa de que a reforma tributária vai resultar em aumentos de impostos sobre serviços de médicos e demais profissionais da saúde. As fake news foram desmentidas pelo Ministério da Fazenda.

A verdade é que, agora em discussão no Senado para ser regulamentada, a reforma promove a organização de impostos de maneira mais simples, transparente e justa. Com a implantação do IVA (Imposto sobre Valor Agregado), cinco tributos deixarão de existir (PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI).

Leia mais: Reforma tributária trará crescimento robusto do PIB brasileiro, diz FMI

Com isso, os serviços médicos terão alíquotas reduzidas em até 60%. Alguns exemplos: cirúrgicos, ginecológicos e obstétricos, parto e pós–parto, psiquiátricos, psicólogos, hospitalares em geral, clinicas médicas, fisioterapias, laboratoriais, diagnóstico por imagem, vigilância sanitária, farmacêuticos e cuidadores de idosos e pessoas com deficiência em unidades de acolhimento, entre outras atividades na área da saúde.

A criação de duas únicas alíquotas, (IBS – Imposto sobre Bens e Serviços – e CBS – Contribuição sobre Bens e Serviços), representa uma alíquota estimada em 10,6%, o que significa redução de 60% e até 100% para serviços médicos, equipamentos e medicamentos. O Ministério da Fazenda esclarece que as desonerações são maiores que as concedidas atualmente por meio de PIS/Confins e ICMS, que deixarão de existir, no processo de transição até 2033.

Leia mais: Reforma tributária: menos impostos, mais justiça social

Aos profissionais da saúde e médicos são asseguradas duas opções para se organizar: atender como Pessoa Física ou Jurídica. Neste segundo caso podem fazer a escolha pelo regime tributário do SIMPLES (com faturamento anual até R$ 4,8 milhões), do Lucro Presumido (até R$ 78 milhões), ou do Lucro Real. E ainda, o profissional poderá recuperar integralmente, por meio de creditamento, todos os tributos pagos nas suas aquisições.

Até o jornal O Estado de S. Paulo, da família Mesquita, ficou incomodado com a informação falsa veiculada nas redes sociais pela extrema direita. Em sua coluna “Estadão verifica”, o diário esclareceu que a noticia é enganosa e, ainda, que “profissionais da saúde, como médicos e dentistas têm desconto de 60%, com alíquota final em torno de 10,6%”.

Da Redação da Agência PT, com Ministério da Fazenda

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100