Brasil e EUA assinam acordo para troca de dados tributários; Mentor comemora quebra de burocracia

tributo

Foto: Divulgação

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e a embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Liliana Ayalde, assinaram nesta semana o Acordo de Cooperação Intergovernamental (IGA) entre os governos brasileiro e norte-americano para a troca automática de informações tributárias.

O acordo internacional assinado agora prevê que informações sobre contribuintes norte-americanos no Brasil sejam encaminhadas pelas instituições financeiras para a Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e posteriormente repassadas pelo órgão brasileiro ao Internal Revenue Service (IRS), dos EUA.

Em contrapartida, a RFB receberá das autoridades tributárias norte-americanas informações sobre movimentações financeiras de contribuintes brasileiros em instituições financeiras dos EUA. Esta troca de informações se fará respeitando a confidencialidade da informação por ambas as partes.

O deputado José Mentor (PT-SP), que foi relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de Evasão de Divisas ou “CPI do Banestado”, disse que o recente acordo é “salutar” por tornar essas relações entre países mais dinâmicas, ao promover uma quebra na burocracia entre nações. Ele recorda que a CPI do Banestado foi a primeira comissão de inquérito a obter, de uma maneira desburocratizada, o sigilo de movimentações bancárias de brasileiros no exterior.

“Naquela época, conseguimos que o Poder Judiciário americano transmitisse o sigilo de contas de brasileiros para o Poder Judiciário daqui através da CPI do Banestado, já que ela tinha poder judicante no Brasil”, recorda o deputado. Ele completa ainda que, se naquela época esse acordo já estivesse vigendo, o acesso às informações teriam sido ainda mais facilitado. “Os tratados antigos continham burocracia monstruosa, demorava meses, às vezes anos, para obter as informações. Quando elas chegavam, a gente nem precisava mais”, explica.

Ampliação – O Brasil e os Estados Unidos já possuem um acordo para intercâmbio de informações tributárias, assinado em março de 2007 e promulgado por decreto presidencial em 2013 (Decreto 8.003/13). Mas esse instrumento precisava ser ampliado para atender aos requisitos previstos pela Foreign Account Tax Compliance Act (Fatca), lei norte-americana que objetiva identificar atividades financeiras de contribuintes norte-americanos no exterior. O Acordo também é parte de um esforço mundial liderado pelo G-20 de ampliar a cooperação para evitar a evasão tributária

PT na Câmara com Ministério da Fazenda

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100