PT aciona PGR e Corregedoria da Câmara para punir bolsonarista por ataques racistas contra Benedita da Silva

Líder do PT, deputado Odair Cunha. Foto: Mario Agra/Câmara dos Deputados

Deputada Benedita da Silva, vítima de racismo por parte da deputada Carla Zambelli, do PL. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

O líder da Bancada do PT na Câmara, Odair Cunha (MG), protocolou hoje (3/7) duas representações contra a deputada bolsonarista Carla Zambelli (PL-SP) em razão de seus ataques racistas direcionados à deputada Benedita da Silva (PT-RJ). Uma é ação criminal dirigida ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, e outra para o deputado Domingos Neto (PSD-CE), corregedor-geral da Câmara.

Na representação para o corregedor, o líder solicita “que sejam adotadas todas as providências legais e regimentais possíveis”. À PGR, os petistas pedem a instauração de um procedimento de investigação criminal para apurar o crime de racismo “e, ao final, ofertar a denúncia correspondente”.

Carla Zambelli, no decorrer do evento das mulheres parlamentares do G20, realizados nesta semana em Alagoas, se referiu à deputada Benedita de forma desrespeitosa chamando-a de Chica da Silva ou Chica. Ao fazer esta comparação com a personagem histórica, uma mulher negra escravizada e alforriada, Zambelli se utilizou do racismo para tentar constranger e humilhar a deputada Benedita.

Na representação à Câmara, Odair Cunha diz que a deputada do PL, “com seu proceder criminoso e antiético, não consegue vislumbrar e dimensionar a magnitude da pessoa pública da deputada Benedita da Silva, que, aos 82 anos de vida, é a atual Coordenadora da Bancada Feminina, eleita por suas pares, tem uma vida pública ilibada e digna das mais altas homenagens, que cotidianamente lhe são deferidas.”

Crime de racismo

Ao procurador-geral da República, o líder petista denuncia que a deputada bolsonarista cometeu crime de racismo em duas falas ocorridas no intervalo de dois dias. Ambas as falas são, segundo o líder, eivadas de “racismo e de preconceito” e “proferidas e reiteradas com elevado dolo de ofendê-la, o que demonstra claramente a presença de elementos subjetivos tipificadores dos tipos penais”.

Segundo Odair, ao fazer esta comparação com a personagem histórica, uma mulher negra escravizada e alforriada, Zambelli se utiliza do racismo já que Benedita é uma mulher negra.

“O combate à violência de gênero e de raça é um dos pilares morais para o exercício da democracia e da cidadania”, afirma o líder do PT.

Benedita foi deputada constituinte, senadora, ministra de Estado, governadora e vice-governadora, e hoje conduz também a Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados e atua como vice-coordenadora da primeira Bancada Negra da Câmara.

 

Seguem, abaixo, as duas representações:

Representação contra a Deputada Carla Zambelli – Rito da Resolução – final

Representação criminal contra a Deputada Carla Zambelli

 

Redação PT na Câmara

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100