ONU: políticas brasileiras melhoram vida de 10,4 milhões de pessoas

moradia_popMais de 10 milhões de brasileiros – precisamente 10,4 milhões – deixaram de morar em favelas nos últimos dez anos. Os dados são de pesquisa realizada pela Divisão de Habitação das Nações Unidas (ONU-Habitat), divulga oficialmente nesta semana. De acordo com o estudo, o número de favelados no Brasil caiu de 31,5% para 26,4% da população, no período 2000-2010.

A ONU reconhece que essa redução de moradores em favela foi possível por causa das políticas, programas e ações do Governo Lula. Entre elas a criação do Ministério das Cidades; os incentivos à geração de emprego e renda; a adoção de programas sociais e a concessão de crédito e de subsídios para a construção de moradias.

O deputado Zezéu Ribeiro (PT-BA), da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, enfatizou que a avaliação da ONU é correta ao reconhecer que as políticas sociais e econômicas do Governo Lula traz resultados concretos e melhoria na qualidade de vida de milhões de brasileiros. “Nós temos uma política de governo que se preocupou em reduzir o deficit habitacional do país, garantindo moradia digna para a população. No entanto, precisamos transformar essa política de governo em política de Estado para que, independentemente, de que governa, a população tenha garantido o seu direito à moradia”, afirmou.

Zezéu Ribeiro aponta a saída para que o direito à habitação de qualidade se transforme em política de Estado. “Precisamos aprovar com urgência a PEC da moradia (PEC 285/08), que cria o Fundo de Habitação de Interesse Social”, afirmou o deputado, que é o relator da matéria na comissão especial que analisou a proposta, de autoria do deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

O fundo, segundo Zézeu, será constituído por recursos federais, estaduais e municipais. A União vai contribuir com 2% de suas receitas e estados e municípios, com mais de 20 mil habitantes, destinarão 1%. O prazo de vigência do fundo é de 20 anos ou até que seja resolvido o problema habitacional nos municípios brasileiros.

Melhorias – A pesquisa afirma que, em todo o mundo, 227 milhões de pessoas deixaram de morar em favelas entre 2000 e 2010. Não significa necessariamente que foram morar em outro lugar, já que, em alguns casos, as pessoas simplesmente tiveram melhorias em suas áreas, que deixaram de ser consideradas favelas.

Apesar disso, o ritmo de crescimento da população favelada foi maior do que o número de pessoas que deixaram de morar nessa condição. A população total de favelados aumentou de 776,7 milhões para 827,6 milhões.

O estudo da ONU-Habitat também chama a atenção para o crescimento dos corredores urbanos – pequenas faixas de terra, entre duas ou mais cidades, que concentram grande número de habitantes. Cerca de 40 corredores urbanos concentram 18% da população mundial e 66% da atividade econômica global. Um dos corredores citados pela pesquisa é a região entre as capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo. A ONU diz que moram lá 43 milhões de habitantes – pouco menos de um terço da população nacional.

Vânia, com Agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100