Educação é o destaque na retomada da campanha “Fé no Brasil”

"Isso é só o começo. Ainda tem muito trabalho pela frente", disse lula Foto: SECOM

“Fé no Brasil. A gente tá no rumo certo”. Assim termina o vídeo da campanha retomada no domingo (23) pelo governo federal. Lançada no início de maio, ela foi suspensa devido à tragédia climática no Rio Grande do Sul, que exigiu concentração de esforços do governo para que toda a atenção fosse dedicada às ações de apoio ao povo gaúcho.

Dividida em quatro temas – economia, educação, saúde e agricultura –, a campanha “Fé no Brasil” tem filmes com 60 segundos de duração e versão reduzida de 30 segundos, veiculados nas mídias tradicionais e digitais. No início de maio, o governo lançou a primeiro edição com os avanços na economia.

Agora é a vez da educação. O vídeo mostra a alegria de pais e mães vendo seus filhos conquistando sonhos, cuja base são as oportunidades a partir de uma educação de qualidade, que beneficia a todos com investimentos em programas como as escolas em tempo integral, o programa Pé-de-Meia, criado na atual gestão do presidente Lula; a alimentação escolar para mais de 39 milhões de estudantes e os 100 novos institutos federais.

“Tem tarefa mais difícil do que educar um filho? Tem alegria maior do que vê-lo realizando seus sonhos?”, diz o locutor na abertura do vídeo, que traz ao final, depois de listar os principais avanços do governo, a sinalização de que há muito trabalho pela frente. “Ainda tem muito a fazer. Vamos seguir fortalecendo a educação porque isso é bom para você, para os nossos filhos, é bom para todo mundo”.

Leia mais: Senadores destacam compromisso do governo Lula com educação

A versão de um minuto detalha que já são um milhão de novos estudantes matriculados nas escolas de tempo integral e que o Pé de Meia enfrenta o problema dos jovens que deixam a escola porque precisam trabalhar. “A poupança de até R$ 9.200,00 é para o Brasil ser o país de jovens que agarram o futuro que só a educação pode dar”, diz o vídeo.

Em seu perfil da rede X, o presidente Lula postou o vídeo e escreveu: “Pé de Meia, Escola em Tempo Integral, Escolas Conectadas, mais 100 novos Institutos Federais, aumento da merenda escolar. Isso é só o começo. Ainda tem muito trabalho pela frente. Bom para os estudantes, bom para suas famílias, bom pra todo mundo”.

Leia mais: Senadores destacam compromisso do governo Lula com educação

A versão de um minuto detalha que já são um milhão de novos estudantes matriculados nas escolas de tempo integral e que o Pé de Meia enfrenta o problema dos jovens que deixam a escola porque precisam trabalhar. “A poupança de até R$ 9.200,00 é para o Brasil ser o país de jovens que agarram o futuro que só a educação pode dar”, diz o vídeo.

Em seu perfil da rede X, o presidente Lula postou o vídeo e escreveu: “Pé de Meia, Escola em Tempo Integral, Escolas Conectadas, mais 100 novos Institutos Federais, aumento da merenda escolar. Isso é só o começo. Ainda tem muito trabalho pela frente. Bom para os estudantes, bom para suas famílias, bom pra todo mundo”.

Com a campanha, o governo mostra, de forma resumida e objetiva, que uma de suas maiores prioridades é a educação. “Não é gasto, é investimento”, reitera o presidente Lula dia sim e o outro também.

“Gasto vai ser se esse menino virar um bandido. Aí vou gastar pra fazer cadeia e pra manter ele preso. Enquanto eu tiver investindo pra ele estudar, eu estou fazendo investimento”, declarou o presidente em entrevista em janeiro de 2024.

Grande marca das gestões petistas, os avanços na educação voltaram a ter relevância no âmbito federal depois dos retrocessos com o golpe de 2016 e anos sombrios em que o governo anterior atacava e desestruturava a educação. Os resultados do governo do presidente Lula são vigorosos em apenas um ano e meio de gestão, sendo que uma parte desse tempo foi para reconstituir a estrutura dos ministérios e equipes.

Leia Mais: Lula anuncia investimentos de R$ 778 milhões para instituições federais no Ceará

Mais empregos e menos fome

Veiculada em canais abertos e pagos de tv, rádios, revistas, jornais, cinema e redes sociais, a campanha foi lançada dia 1º de maio e teve a primeira de suas quatro edições focadas nos enormes avanços na economia em pouco mais de um ano de governo.

Foram destaque no vídeo a menor taxa de desemprego em nove anos, o crescimento do salário mínimo acima da inflação, a isenção de imposto de renda para mais de 15 milhões de pessoas, o retorno do Brasil à lista das dez maiores economias do mundo e as dívidas de mais de 14 milhões de brasileiros negociadas pelo programa Desenrola.

O conceito é que, mesmo que as pessoas tenham pensamentos diferentes, existem ações do governo que resultam em conquistas que são positivas para todos, como a garantia do acesso à alimentação.

Na sequência, a peça mostra que o governo impulsiona a economia, gera empregos e renda e investe em políticas de redução da fome, da pobreza e de combate às desigualdades. Esse conjunto de ações fez com que 24,4 milhões de pessoas deixassem de passar fome no Brasil

Com a campanha “Fé no Brasil”, o governo federal mostra que o país trilha um caminho de progresso para todos por meio dos grandes resultados alcançados em pouco mais de um ano, e convida a população a ter esperança e fé em tempos melhores.

PT Nacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também