A retomada do desenvolvimento da indústria naval brasileira está permitindo o retorno de vários trabalhadores que deixaram o Brasil em busca de oportunidade em outros países. O Estaleiro Atlântico Sul, de Suape – Pernambuco – foi buscar no Japão brasileiros qualificados para trabalhar na construção dos seus navios.
A empresa já trouxe 82 dekasseguis (descendentes de japoneses), mas ao todo virão 200 brasileiros. Essa é a primeira vez, desde o final do século passado, quando a crise econômica levou milhões de brasileiros a emigrar, que se faz um movimento inverso.
O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), explicou que o processo de repatriamento de brasileiros está acontecendo por conta da política econômica do Governo Lula e do seu compromisso com o setor petroquímico. “A decisão do nosso governo de recuperar a indústria naval brasileira, que ficou totalmente abandonada no governo Fernando Henrique Cardoso, está permitindo que brasileiros retornem ao país, reencontrem as suas famílias e, melhor, com a garantia de emprego “, afirmou.
Fernando Ferro ressaltou que a Petrobras, orientada pelo presidente Lula, tem feito um importante trabalho para o desenvolvimento do país com a descoberta de novas reservas de petróleo, instalação e ampliação de refinaria de petróleo em todo o Brasil. “Isso faz surgir uma importante cadeia produtiva, força o desenvolvimento tecnológico e um consequente aumento de oportunidade de empregos”, afirmou.
O líder do PT enfatizou que se o governo brasileiro tivesse optado pela compra de navios no exterior, o mercado brasileiro e a industria naval perderiam essa oportunidade. Só o Estaleiro Atlântico Sul tem uma encomenda de 22 navios e do casco da plataforma P-55.
Além do número expressivo de trabalhadores que foram contratados pelo estaleiro, Fernando Ferro acredita que outros setores também oferecerão oportunidades de empregos para brasileiros que tiveram que deixar o país em busca de trabalho. “Nós tivemos nos últimos anos o crescimento dos empregos com carteira assinada. No período de 2003 a 2008 o governo Lula criou mais de 12 milhões de empregos no Brasil e a tendência é ampliar esse mercado de trabalho”. Segundo o líder do PT, a própria descoberta do pré-sal vai exigir grandes investimentos e desenvolvimento em tecnologia, abrindo muitas oportunidades de emprego.
O deputado Fernando Ferro lembrou ainda que está em andamento no país a construção de grandes barragens hidrelétricas. ” Em Giral, por exemplo, o canteiro de obras já emprega 10 mil pessoas. Em breve começarão também as obras das hidrelétricas de Santo Antonio e Belo Monte. Tudo isso vai oferecer oportunidade de emprego para muita gente nessa consolidação da infraestrutura energética do país”, avaliou.
Vânia Rodrigues