Foto: Gustavo Bezerra
Em discurso na tribuna da Câmara, na quarta-feira (3), o líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS) rebateu o líder do PPS, Rubens Bueno (PR) que criticou os governos dos presidentes Lula e Dilma. Para Fontana, nas ruas, o sentimento é de reconhecimento pelas melhorias nas condições de vida das pessoas nos 11 anos do PT no comando do País.
“O que eu ouço durantes as minhas andanças são relatos majoritários de que o País, hoje, está melhor do que há 11 anos, quando era governado pelo então Presidente Fernando Henrique Cardoso que, o líder do PPS o apoiou e com ele governou durante aqueles 8 anos”, observou Fontana.
O líder do governo lembrou que a história do Brasil registrou por décadas o aprofundamento das desigualdades sociais. “Nos 514 anos de história, o Brasil foi governado pela elite. Essa mesma elite concentrou renda e não garantiu uma política de distribuição de renda. Esse novo olhar foi inaugurado no governo do presidente Lula”, enfatizou.
Antes do governo Lula, apontou Fontana, as pessoas na condição de extrema pobreza e os pobres atingiam a marca de 48% da população brasileira. Atualmente, esse número caiu para 21%.
“Se olharmos os governos que se sucederam nas últimas décadas, este é o período histórico de maior distribuição de renda no País”. Ele avalia ainda, em que pese todos os ganhos verificados no período, que “o Brasil precisa aprofundar ainda mais a distribuição de renda e continuar o processo de valorização do salário mínimo, que duplicou o seu poder de compra nos últimos anos”, defendeu.
Benildes Rodrigues