Em mais uma medida do governo Lula em socorro ao Rio Grande do Sul, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abriu, nesta terça-feira (11), uma linha de crédito de R$ 15 bilhões para empresas do estado.
A iniciativa beneficia pessoas jurídicas de todos os portes, produtores rurais, transportadores autônomos de carros e empresários individuais que operam em um dos 95 municípios em situação de calamidade pública após as enchentes que afetaram o estado.
O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, destacou que a manutenção do nível de emprego é uma condição fundamental para acessar o crédito, com um prazo de dez meses após a assinatura do contrato para o cumprimento dessa meta.
“Esses bancos já estão preparados para receber propostas das empresas. Esse recurso precisa chegar à ponta o mais rápido possível. Os empresários têm que procurar o gerente do seu banco. Os recursos chegam em 21 de junho. Faremos avaliações semanais sobre a linha de crédito”, declarou Mercadante.
LEIA MAIS: Governo Lula pagará 2 mínimos para manter emprego de 434 mil trabalhadores no RS
Ouça o boletim da Rádio PT:
Reconstrução do RS
A atuação do BNDES é crucial para o Rio Grande do Sul, com a disponibilização do capital necessário para recuperação econômica e a manutenção dos empregos. Segundo Mercadante, o compromisso com o emprego reflete a visão do governo Lula de alavancar a economia regional através de investimentos sustentáveis e inclusivos.
O ministro da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, celebrou a linha de crédito e destacou o esforço do governo Lula para ajudar o povo afetado pelas enchentes.
Recomeço é a palavra-chave para o Rio Grande do Sul. Todo esforço é para que o nosso povo gaúcho tenha as melhores oportunidades para recomeçar, e as novas linhas de crédito apresentadas pelo BNDES são mais uma prova disso. 🟩🟥🟨 pic.twitter.com/g64HvC5ah1
— Paulo Pimenta (@Pimenta13Br) June 11, 2024
O BNDES, com a ação em apoio ao Rio Grande do Sul, reafirma seu papel estratégico no apoio a regiões em crise, garantindo recursos essenciais para a recuperação e crescimento econômico.
LEIA MAIS: Pimenta acompanha pessoalmente trabalho de reconstrução do RS
PTNacional, com informações de O Globo