Após ameaças de extremistas, Maria da Penha é incluída em programa de proteção

Maria da Penha deu nome à lei 11.340/06 Foto: Marcelo Camargo Agência Brasil

Símbolo de uma das mais avançadas legislações mundiais, com foco na proteção à mulher vítima de violência doméstica e familiar – Lei 11.340/06 -, a farmacêutica bioquímica Maria da Penha foi incluída, na semana passada, no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos (PPDDH), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, após receber ameaças e ataques virtuais de grupos da extrema direita.

Por meio da disseminação de fake news sobre Maria da Penha, que reforçam uma visão fantasiosa de que teria sofrido um assalto, e não sido vítima de tentativas de feminicídio pelo ex-marido, Marco Antonio Heredia Viveros, a extrema direita revitimiza uma mulher que foi vítima de dupla tentativa de feminicídio. A notícia chocante correu o Brasil.

“É inaceitável que Maria da Penha esteja passando por esse processo de revitimização ainda hoje no Brasil, 18 anos após ter emprestado seu nome a uma das leis mais importantes do mundo para a prevenção e o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra mulheres”, afirmou.

No X, a presidenta do PT e deputada federal (PT-PR), Gleisi Hoffmann, expressou solidariedade à Maria da Penha.

&

;

Para a ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, esse caso de difamação é resultado de uma sociedade machista e misógina, que delega às mulheres a tarefa de seguir comprovando as violências que sofreram nas mãos de seus atuais ou ex-companheiros, mesmo após eles terem sido julgados e condenados.

Também  no X, Cida Gonçalves destacou a importância de Maria da Penha na luta contra o feminicídio: “Maria da Penha é símbolo de resistência e avanço na luta pelos direitos das mulheres. E isso inclui preservar sua história e memória. Outro passo fundamental nessa direção é que a residência de Maria da Penha vai virar um memorial, com apoio do governo do estado.”

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também