Foto: Gustavo Lima
O deputado Bohn Gass (PT-RS)em discurso na tribuna da Câmara convidou a população brasileira para responder “sim” ao plebiscito popular que acontece nesta semana em todo o Brasil pela Constituinte exclusiva para a reforma política. “O meu mandato estimula esta iniciativa porque o povo deve ser o verdadeiro protagonista dessa mudança. Por uma razão bem simples: é o povo a razão de ser da política”, argumentou.
O plebiscito popular acontece até domingo (7) e é organizado por cerca de 400 entidades sociais. Vários partidos da esquerda estão apoiando a iniciativa. “As urnas do plebiscito popular estão nos locais de trabalho, nas igrejas, nas sedes dos movimentos sociais e na internet”, informou Bohn Gass. Ele acrescentou que a expectativa é a de conseguir cerca de 10 milhões de votos e assinaturas para forçar a reformar do sistema político e eleitoral brasileiro.
O deputado Bonh Gass enfatizou que a presidenta Dilma Rousseff propôs a reforma política após as manifestações de junho do ano passado e reiterou ser favorável ao plebiscito. “Eu me alio à Dilma e a todos os que compreendem que a melhor forma de começar as mudanças é por meio de uma Assembleia Constituinte”, afirmou. O deputado alertou ainda para a importância de enfrentar algumas questões fundamentais, para evitar que o País siga com uma representação parlamentar “que é uma síntese hipócrita entre campanhas milionárias e a defesa dos interesses dos que financiaram estas campanhas”.
Bonh Gass reforçou que o plebiscito é um passo para aglutinar força popular. “Mas ele não é o fim, é o começo. O começo de uma grande mobilização popular. A ideia é esclarecer, debater e mobilizar a população brasileira para fazê-la a verdadeira protagonista da mudança necessária”, explicou.
O deputado destacou que a Câmara já teve inúmeras oportunidades de fazer a Reforma Política e não fez. “E não fez porque, ao fim e ao cabo, muitos aqui morrem de medo de disputar eleições em condições iguais com os que, mesmo tendo legitimidade para serem representantes do povo, não podem fazê-lo por falta de financiamento”, criticou.
Pergunta – Pode participar do plebiscito popular todo brasileiro possuidor de título de eleitor. Basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o nome, como está escrito no documento. A pergunta a ser respondida é: Você é a favor de um plebiscito popular por uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político?
Para votação online o endereço é: www.plebiscitoconstituinte.org.br
Vânia Rodrigues