28ª Parada do Orgulho LGBT+ celebra luta por inclusão e direitos

São Paulo (SP), 02/06/2024 - 28ª Parada do Orgulho LGBT+, com o tema Basta de Negligência e Retrocesso no Legislativo! Vote Consciente por Direitos da População LGBT+, na Avenida Paulista. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Parada destacou temas cruciais de enfrentamento à violência e de luta contra a LGBTFobia

Neste domingo (2), a Avenida Paulista foi palco da 28ª edição da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, um dos maiores eventos de luta pela diversidade sexual no mundo. Milhares de pessoas se reuniram para celebrar a diversidade e reivindicar direitos, em um evento que, além de festivo, possui forte caráter político.

A parada deste ano destacou temas cruciais para a comunidade LGBT+, como o enfrentamento à violência, a inclusão social, a empregabilidade e a luta contra a LGBTfobia. Um dos focos principais foi a recuperação das cores verde e amarelo, que nos últimos anos havia sido sequestrada pela extrema direita. A comunidade LGBT+ busca ressignificar esses símbolos nacionais, reforçando que eles pertencem a todos os brasileiros e brasileiras, independente de orientação sexual ou identidade de gênero.

Janaína Oliveira, secretária Nacional LGBT do PT, enfatiza a importância de um voto consciente nas próximas eleições, destacando que a pauta de direitos humanos e LGBT+ deve ser central no processo eleitoral de 2024.

“A 28ª edição da Parada do Orgulho LGBT+, de São Paulo, que ocorreu neste domingo, é uma parada que abre o mês do orgulho LGBTQIA+, no mês de junho, que dá destaque a um tema muito importante no processo que nós vamos viver em 2024, que é o processo eleitoral. […] É fundamental fortalecer, com a população LGBTQIA+, o voto em pessoas que tenham compromisso com a pauta de direitos humanos, que tenham compromisso com a pauta LGBTQIA+.”

Leia também: RS: em um mês, ações do governo Lula voltadas ao estado mobilizam R$ 62,5 bilhões

Presença de lideranças e movimentos sociais

O evento contou com a presença de figuras importantes do cenário político e dos direitos humanos, incluindo o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida, e a secretária dos Direitos LGBTQIA+, Symmy Larrat. Ambos destacaram as políticas que o governo Lula desenvolve para acolhimento, enfrentamento à violência e promoção da empregabilidade para a população LGBT+.

A inclusão no mercado de trabalho é um dos temas reivindicados pelas pessoas que participaram da 28ª edição da parada, quase 30 anos depois da primeira mobilização, em 1997.

Os movimentos sociais também marcaram presença e manifestaram-se por mais direitos e reconhecimento, e contra a violência política que tem afetado lideranças progressistas.

Parlamentares do PT também se manifestaram nas redes sociais. Confira:

Luta pela cura do preconceito

A Segurança Nacional LGBT do PT também ressalta a relevância da luta contra o preconceito e a necessidade de votar em candidatos comprometidos com os direitos humanos e a importância de ocupar o legislativo para enfrentar a violência e promover a inclusão. “Não existe cura para o amor e para o afeto, mas existe cura para o preconceito.”

A Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, além de ser uma celebração vibrante da diversidade, é um lembrete contundente da luta contínua por direitos, respeito e dignidade para o povo brasileiro e para o mundo inteiro.

Leia mais: Saudação ao povo mexicano e a Claudia Sheinbaum pelo resultado eleitoral

Redação da Agência PT, com informações da Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100