Foto: Gustavo Bezerra
Para orientar os 61 mil alunos do 9º ano das 546 escolas do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino que precisarão desenvolver, pela primeira vez, um Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) para obter o seu diploma, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME), que tem à frente da prefeitura o petista Fernando Haddad, lançou o Plano de Navegação do Autor-Aluno. A obrigatoriedade da realização do TCA foi estabelecida, em 2013, pelo Programa Mais Educação São Paulo, que promoveu, entre outras mudanças, a reorganização do Ensino Fundamental em três ciclos – Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º anos), Ciclo Interdisciplinar (4º ao 6º anos) e Ciclo Autoral (7º ao 9º anos).
O Plano de Navegação do Autor-Aluno disponibiliza aos alunos orientações para a construção de um projeto de intervenção social e um roteiro de navegação para guiá-los durante o desenvolvimento do TCA. O TCA é um trabalho que se inicia no 7º ano, por meio de pesquisas que levem os alunos a perceberem os desafios locais ou globais que mais os incomodam. A partir dessa constatação, é definido um tema de trabalho e se inicia a elaboração de um projeto para enfrentar esses desafios. No final do 9º ano, o TCA deve ser concluído e apresentado.
Como a apresentação do TCA pode ser feita por meio de diversas modalidades, entre elas a criação de um site, blog, documentário, programa de rádio ou a produção de uma revista ou jornal, o Plano também traz o “Manual de Reportagem Imprensa Jovem”. Elaborado por Carlos Alberto Mendes de Lima, idealizador do projeto Imprensa Jovem em 2005, o manual orienta os alunos no caminho da produção de programas de rádio, textos, vídeorreportagem e entrevistas. O Plano de Navegação do Autor-Aluno, por enquanto, será disponibilizado apenas em versão digital.
Tá na Rede – Além do Plano de Navegação do Autor-Aluno, os estudantes contarão com mais uma ferramenta no processo de produção do TCA. Será disponibilizado, a partir de outubro, o portal “Tá na Rede”, onde os alunos poderão publicar e compartilhar seus projetos.
Ciclo Autoral – O Ciclo Autoral abrange do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental, o último dos três ciclos estabelecidos, em 2013, pelo Programa Mais Educação São Paulo para o Ensino Fundamental. Esse ciclo se caracteriza pela construção de conhecimento a partir de projetos curriculares comprometidos com a intervenção social e se concretiza com o Trabalho Colaborativo de Autoria – T.C.A. – elaborado pelo aluno e acompanhado sistematicamente pelo professor orientador de projeto. Alunos e professores se engajarão no processo de elaboração do T.C.A. desde o 7º ano, processo que será concluído no 9º ano.
Programa Mais Educação São Paulo – Em 2013, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME) lançou uma grande e histórica reforma curricular para o Ensino Fundamental, dentro do Programa Mais Educação São Paulo. Foram feitas várias mudanças. Entre elas, a criação de um boletim bimestral, provas, notas de 0 a 10 e a reorganização do Ensino Fundamental em três ciclos. As mudanças foram realizadas com o objetivo de melhorar ainda mais a qualidade da educação oferecida nas unidades educacionais da Rede Municipal de Ensino (RME).
Imprensa Jovem – Desenvolvido desde 2005 na Rede Municipal de Ensino (RME), a agência de noticias Imprensa Jovem é um projeto no qual o aluno é quem dá o recado, fazendo circular o conhecimento e a informação na escola e na comunidade. Consiste na organização de equipes de alunos repórteres, como são chamados os participantes do projeto. Eles discutem e criam pautas, realizam coberturas jornalísticas na escola, na comunidade e até em grandes eventos da cidade. As equipes são responsáveis pelo tratamento da informação e a veiculação dos conteúdos produzidos em diversas linguagens. Hoje são cerca de 100 equipes da Imprensa Jovem formado por alunos da RME.
Secretaria Municipal de Educação de SP