O líder da bancada do PT na Câmara, deputado Vicentinho (PT-SP), apresentou à Câmara, na semana passada, a Indicação 6460/2014 que sugere ao Ministério da Cultura a adoção de medidas para o reconhecimento dos Cordões Carnavalescos, Escolas de Samba e Kolombolo de São Paulo como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro.
Para o parlamentar, os Cordões Carnavalescos formaram as bases do que hoje conhecemos como escolas de samba. “Nossas escolas são filhas dos Cordões Carnavalescos e netas das autênticas manifestações dos negros de redutos das regiões pobres da cidade. Os cordões que se perderam ao longo do tempo tentam fincar suas tradições com muitas dificuldades, como é o caso do Kolombolo.”
Desde 2002 o cordão carnavalesco Kolombolo resgata a tradição do carnaval de rua de São Paulo, percorrendo as ruas da cidade durante os festejos momescos, cultuando o samba tradicional de raiz.
Para Vicentinho, esta prática honra nossas raízes culturais. “São nossos patrimônios culturais e por isso temos a obrigação de preservá-los para que novas gerações possam conhecer este importante legado munido não só de diversão, mas de cultura e raízes históricas,” justifica.
Késia Paos