Foto: Divulgação
O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), convocou para a próxima terça-feira (19), às 15h, sessão solene em homenagem ao ex-deputado Eduardo Campos, morto nesta quarta-feira (13) em acidente aéreo na cidade de Santos (SP).
Ao longo do dia, dezenas de integrantes da bancada petista manifestaram tristeza, perplexidade e choque em relação à tragédia. Confira algumas das manifestações divulgadas pelos deputados e deputadas através das redes sociais.
Marco Maia (RS): “Muita tristeza com a morte do amigo Eduardo Campos. Convivi com sua juventude e alegria quando fui presidente da Câmara. Descanse em paz”.
Paulo Teixeira (SP): “Com grande pesar, recebi a noticia do falecimento de Eduardo Campos. Convivemos harmonicamente e sempre nutri por ele enorme admiração”.
José Guimarães (CE): “Minha dor que se soma a de todos os brasileiros que choram pela morte de Eduardo Campos. A democracia perde um de seus construtores”.
Benedita da Silva (RJ): “O Brasil hospitaleiro, generoso, condoído, perplexo, não consegue acreditar que não temos mais conosco o governador Eduardo Campos”.
Cândido Vaccarezza (SP): “O Brasil perdeu uma parte do seu futuro com a morte de Eduardo Campos. Estou muito triste. Minha solidariedade a toda a família”.
Artur Bruno (CE): “Com tristeza recebi a notícia da morte do presidenciável Eduardo Campos. Esta é uma perda incomensurável para a política nacional”.
Margarida Salomão (MG): “Tragédia a morte de Eduardo Campos em acidente de avião. Manifestamos nosso sincero pesar e toda solidariedade à sua família”.
Newton Lima (MG): “Lamento profundamente a morte de Eduardo Campos. O Brasil perde um líder, um democrata. Minha solidariedade à família e aos amigos”.
Alessandro Molon (RJ): “Lamento profundamente o falecimento de Eduardo Campos. Envio à família, aos amigos e aos militantes do PSB meus sinceros sentimentos”.
Bohn Gass (RS): “Desejo paz à família de Eduardo Campos. A mãe, Ana Arraes, foi minha colega na Câmara. Nutro respeito por ela. Meus sentimentos”.
Dr. Rosinha (PR): “Neste momento de tristeza e luto pela morte de Eduardo Campos, todo o meu sentimento aos familiares e amigos”.
Dalva Figueiredo (AP): “Quero transmitir meus sentimentos a toda a família e amigos pela perda trágica na manhã desta quarta-feira de Eduardo Campos”.
Rui Costa (BA): “A política brasileira está triste com a trágica notícia da morte de Eduardo Campos, que foi um grande político, importante aliado do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff”.
Rogério Carvalho (SE): “Lamento profundamente a morte de Eduardo Campos. Política de luto”.
Assis Carvalho (PI): “Lamento profundamente a morte de Eduardo Campos, interrompendo, além da carreira de um jovem político, uma vida com todas as suas possibilidades”.
Emiliano José (BA): “Morre Eduardo Campos. Homem da política, da melhor política. Da boa tradição democrática. Perplexidade e tristeza. A vida política fica inegavelmente mais pobre com sua trágica morte”.
Edson Santos (RJ): “Recebemos com profunda tristeza e perplexidade a notícia da morte do governador Eduardo Campos, liderança política em ascensão que disputava as eleições à Presidência da República. É uma notícia triste para todos os brasileiros”.
Pepe Vargas (RS): “Uma perda para a política e para o Brasil. Um abraço solidário na sua família nesse momento de tanta tristeza e dor”.
Leonardo Monteiro (MG): “Lamentamos profundamente o falecimento de Eduardo Campos e manifestamos solidariedade aos familiares dele e das demais vítimas do acidente. Perde a política no Brasil. Que Deus conforte as famílias neste momento tão difícil”.
Henrique Fontana (RS): “Respeitosa homenagem a Eduardo Campos homem público com quem tive a honra de conviver e sempre admirei pela forma de ser e fazer política”.
José Airton Cirilo (CE): “Lamentável e trágico o acidente com o presidenciável Eduardo Campos. Meus pêsames à família deste grande homem público”.
Cláudio Puty (PA): “Que tragédia a morte de Eduardo Campos. Pernambuco e o Brasil perdem uma grande e entusiasmada liderança”.
João Paulo Lima (PE): “Profundamente consternado com a morte do ex-governador Eduardo Campos. Neste momento de imensa tristeza, gostaria de enviar minhas condolências à família de Eduardo Campos”.
Fernando Ferro (PE): “Uma perda muito grande. A morte de Eduardo Campos é uma tragédia que nos deixa pasmos! Abala profundamente a cena política do País”.
Nelson Pellegrino (BA): “Minha amizade com Eduardo Campos vem de 2003, quando éramos líderes no governo Lula. Adorava conversar com ele, divertido. Estou chocado. Quero manifestar minha solidariedade à família de Eduardo Campos e dos demais falecidos. Eduardo era um amigo. Estou triste. Com a morte de Eduardo Campos o Brasil perde um dos mais brilhantes políticos de sua geração. Eduardo tinha um futuro promissor. Pesar”.
Carlos Zarattini (SP): “Lamentável acidente ceifou a vida de uma pessoa que muito ajudou a democracia e o desenvolvimento do nosso povo”.
Luiz Alberto (BA): “A política do Brasil inteiro está em luto por esta perda. Fecharei meu comitê de campanha hoje, em manifestação de luto”.
Iara Bernardi (SP): “Lamentável essa tragédia com o candidato Eduardo Campos, do PSB. Durante anos, Campos participou do nosso governo petista e ajudou o Brasil a chegar aonde estamos. Registramos aqui nossos pêsames e nos solidarizamos com seus familiares”.
Márcio Macêdo (SE): “É inacreditável essa tragédia que aconteceu com governador Eduardo Campos e com o ex-deputado federal Pedrinho Valadares. Eduardo Campos era um jovem talento da política do nosso País, um grande brasileiro. Solidarizo-me com as famílias e com os brasileiros e sergipanos que estão, como eu, entristecidos com esta tragédia”.
Luiz Couto (PB): “Uma imensa tristeza surpreendeu-nos diante desta tragédia que vitimou Eduardo Campos. Seu falecimento representa uma grande perda para a política brasileira”.
Jesus Rodrigues (PI): “Uma verdadeira tragédia o acidente que vitimou Eduardo Campos, um político jovem, que assumiu imensa responsabilidade ao lançar sua candidatura à Presidência da República, contribuindo assim para o engrandecimento da democracia”.
Reginaldo Lopes (MG): “Muito triste e trágica a perda prematura de Eduardo de Campos. Grande político e um grande companheiro, com quem mantive uma ótima relação. Meus sentimentos de solidariedade à família de Campos e aos familiares das vítimas do acidente”.
José Mentor (SP): “Triste notícia desta quarta-feira. Nossa solidariedade à família do candidato à presidente pelo PSB, Eduardo Campos”.
Miguel Corrêa (MG): “O Brasil perdeu hoje um grande político, um pai de família exemplar, uma pessoa de bem”.
Iriny Lopes (ES): “A morte do candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, é uma tragédia. Eduardo foi colega de parlamento no meu primeiro mandato, quando integrou a base do governo Lula. Muito triste que uma fatalidade tenha levado um político jovem, com uma linda família e uma longa trajetória pela frente. Nosso sincero pesar por essa morte tão precoce nesse dia em que, por uma ironia do destino, marca também a passagem de seu avô, Miguel Arraes”.
Renato Simões (SP): “Associo-me a todos os brasileiros no pesar pela tragédia que vitimou Eduardo Campos, e as pessoas que o acompanhavam. Durante anos, participamos do mesmo projeto nacional encabeçado pelos presidentes Lula e Dilma e, com certeza, estaríamos na mesma trincheira em 2015, passado o processo eleitoral. Perda que empobrece o cenário político nacional”.
Janete Rocha Pietá (SP): “Compartilho neste momento com o povo brasileiro o enorme pesar pela morte de Eduardo Campos, com o qual em várias oportunidades convivi. Na Câmara Federal, atuei junto com sua mãe, a então deputada Ana Arraes, atualmente ministra do Tribunal de Contas da União. É uma tragédia. O Brasil perde uma grande liderança. Neste momento de profunda tristeza me solidarizo com sua família, com todos integrantes e simpatizantes do PSB, e, em especial, com o povo do estado de Pernambuco”.
Padre João (MG): “Lamentamos imensamente a perda de um grande homem público e de um respeitado brasileiro. Ele deu uma enorme contribuição ao Brasil. Seu legado fica para a história do nosso País, honrando e lutando pelos princípios democráticos, como fez seu avô, o imortal Miguel Arraes”.
Josias Gomes (BA): “Lamentável, sob todos os aspectos, a tragédia que vitimou o ex-governador Eduardo Campos. Lamento, antes de tudo, a morte de um político comprometido com os interesses das camadas mais sofridas da população, conforme sempre demonstrou em sua trajetória política. O futuro que estava reservado ao líder pernambucano era tanto mais brilhante quanto mais se sabe que estaria intimamente vinculado à defesa intransigente da liberdade e da democracia, em nosso país”.
Para o deputado Amauri Teixeira (BA), presidente da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, trata-se de “uma perda irreparável e difícil de compreender”.
O deputado Padre Ton (PT-RO) lamentou o fato e suspendeu as atividades de sua campanha ao governo do estado.
O deputado Antonio Carlos Biffi (PT-MS) se somou à nota oficial do PT e externou sentimentos aos familiares, amigos e correligionários de Eduardo Campos.
Rogério Tomaz Jr.