Lula une o Brasil para ajudar o RS, atingido por fortes chuvas

Principais lideranças nacionais foram reunidas por Lula para ajudar o estado - Foto: Ricardo Stuckert

Novas ações anunciadas pelo presidente Lula incluem apoio federal à recuperação de estradas estaduais, à construção de casas, ao reforço da Saúde e à volta dos alunos às aulas.

Acompanhado de uma comitiva de ministros e de lideranças dos poderes Legislativo e Judiciário, o presidente Lula viajou pela segunda vez ao Rio Grande do Sul, neste domingo (5), para acompanhar de perto as ações em socorro à população e aos municípios atingidos pelas fortes chuvas, na maior tragédia natural da história do estado. Entre várias medidas, ele anunciou que o governo federal, através do Ministério dos Transportes, vai ajudar na recuperação das estradas estaduais que foram danificadas.

A partir de uma visão de que a urgência de socorro ao estado está acima das diferenças políticas, Lula convidou as principais lideranças nacionais para a viagem em uma demonstração de que o Brasil está unido para ajudar a população gaúcha nesse momento difícil.

Assim que desembarcou em Porto Alegre, o grupo foi para o centro de operações instalado pelo governo federal na cidade, onde se  reuniu com o governador Eduardo Leite, vários prefeitos e parlamentares de diferentes partidos. Antes da reunião, a comitiva sobrevoou as áreas atingidas junto com o governador.

Está na hora do Brasil ajudar o RS

“A gente deve muito ao Rio Grande do Sul, sob todos os aspectos. Eu queria dizer ao povo gaúcho que o que nós estamos fazendo é dando ao Rio Grande do Sul aquilo que ele merece. Se ele sempre ajudou o Brasil, eu acho que está na hora do Brasil ajudar o Rio Grande do Sul”, disse Lula, referindo-se à importância do estado na história política brasileira, na agricultura, na cultura e em vários outros setores.

Viajaram para o estado os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin (STF) e o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, além do comandante do Exército Brasileiro, general Tomás Paiva.

O grupo de ministros é formado por Rui Costa (Casa Civil), José Múcio (Defesa), Fernando Haddad (Fazenda), Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Camilo Santana (Educação), Nísia Trindade (Saúde), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Wellington Dias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Jader Filho (Cidades), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais).

A esposa do presidente, Janja Lula da Silva, também viajou ao estado, para visitar, em Canoas, um centro de atendimento a animais e também 400 famílias atendidas pelo Sindicato dos Metalúrgicos.

Confira a seguir o que Lula falou sobre as principais medidas anunciadas:

Estradas estaduais

Ao se dirigir ao governador, Lula disse: “O ministro Renan Filho já tem de cor todas as estradas federais que estão com problema, e eu queria te dizer uma coisa. Eu sei que o estado do Rio Grande do Sul tem uma situação financeira difícil. E eu sei que tem muitas estradas estaduais que estão com problemas. Então, eu quero lhe dizer que não fique preocupado porque o governo federal, através do Ministério dos Transportes, vai ajudar você a recuperar as estradas estaduais”.

Educação

“O nosso Camilo Santana, da Educação, eu trouxe porque a educação é uma coisa extremamente importante. É o problema primeiro que a gente vai ter, como recolocar as crianças para estudar outra vez. Como garantir que elas tenham espaço. Então o Camilo Santana sabe que, com todo o trabalho que ele tem, fazer com que as crianças voltem a ter aulas, é uma prioridade tão importante quanto a água para beber, tão importante quanto a comida para comer”.

Saúde

“A nossa companheira Nísia Trindade é uma pessoa de uma sensibilidade extraordinária e ela sabe que o Ministério da Saúde, através do SUS, tem que colocar tudo o que estiver ao nosso alcance para minimizar o sofrimento e a necessidade de médicos e de remédios”.

Empregos

“Como tem o problema do desemprego, também trouxe o ministro Marinho, para saber que é preciso cuidar, junto com a Fazenda, como é que a gente vai cuidar de fazer linha de crédito para financiar as empresas que, porventura, pararam de trabalhar por causa das chuvas. E nós sabemos que essas empresas, voltando a trabalhar, vão manter os empregos. Então é muito importante”.

Assistência Social

“O Ministro Wellington Dias está aqui com o Ministério do Desenvolvimento Social para ajudar no que for necessário. Inclusive, com o seu secretário-executivo, André Quintão, que é um especialista em Assistência Social muito competente. Ele vai lhe ajudar muito”.

Prevenção de acidentes naturais

É impossível discutir a questão do clima sem trazer a Marina Silva, que está compromissada em apresentar um plano de prevenção de acidente climático. Ou seja, é preciso que a gente pare de correr atrás da desgraça. É preciso que a gente veja com antecedência o que pode acontecer de desgraça para a gente.

Construção de casas

“Quero dizer que o nosso Jader Filho está aqui para poder saber que nós temos que reconstruir muitas casas. E que na reconstrução das casas Jader Filho leve em conta com os prefeitos que a gente não pode permitir que a pessoa reconstrua as casas no mesmo local que tinha a casa que caiu. É preciso que a prefeitura, o estado e a União localizem terrenos de maior tranquilidade para as pessoas poderem reconstruir o seu ninho.

Sem burocracia

“Eu estou muito satisfeito com a presença do Lira, do Pacheco, do Fachin, do Bruno Dantas, porque eu queria ouvir deles o que eles falaram. Ou seja, não haverá impedimento da burocracia para que a gente recupere a grandiosidade desse estado. Eu só peço a Deus que pare com essa chuva para que o povo gaúcho possa voltar a sorrir”.

Leia mais:

Nota de solidariedade da Bancada do PT ao povo gaúcho

Em razão das chuvas no RS, Concurso Público Nacional Unificado é adiado

Do PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100