Fotos: Crisvano Queiroz
Na segunda-feira (11), servidores da Liderança do PT na Câmara participaram de uma caminhada de conscientização e mobilização interna, no anexo I da Câmara dos Deputados, para ver de perto a implementação do novo sistema de coleta seletiva de resíduos da “Casa”.
A ação faz parte do Programa Liderança Sustentável, que tem por objetivo sensibilizar todos os servidores para a participação individual e setorial para ações ecosustentáveis, que podem ser implementadas para a melhoria sócioambiental dos setores de trabalho. A liderança do PT será a primeira da Câmara a adotar nos seus espaços medidas ecosustentáveis.
Voluntária do projeto, a servidora Desirée Gonçalves gostou de participar do projeto. “Adorei colaborar como o programa que tem uma missão tão importante como a preservação ambiental e a contribuição social. Se todos cooperarem, acredito que a mudança para um comportamento ecologicamente correto será efetiva,” afirmou otimista.
O projeto sustentável que mantém a coleta seletiva de material reciclável é realizado desde 2002 na Câmara, mas agora foi adaptado à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/10). A primeira mudança foi a troca das lixeiras individuais por um conjunto de lixeiras com cores diferentes, para separar os resíduos.
Para Desirée Gonçalves, o novo sistema vai resultar em muitos benefícios. “O projeto diminui o uso de sacos plásticos porque reduz o
número de lixeiras e facilita a separação o que, consequentemente, dará mais lucro para os catadores que sustentam suas famílias com a renda da reciclagem, além de diminuir o volume de lixo nos aterros sanitários contribuindo para a preservação do meio ambiente.”
Késia Paos