Foto: Divulgação
Brasília vai sediar entre os dias 7 e 10 de agosto o Fórum Social Temático de Energia. Com o tema “Energia, para que? para quem? como?”, o evento será realizado nas dependências da Universidade de Brasília (UnB) e contará com a presença de diversas entidades, movimentos sociais e especialistas que debaterão o futuro da questão energética no Brasil e no mundo.
Um dos organizadores do Fórum, o ativista social Francisco “Chico” Whitaker, afirma que todo o debate será definido pelos próprios participantes. “Esse fórum não será feito da forma tradicional, onde se define qual entidade ou pessoa vai falar. Ele será realizado dentro da metodologia do Fórum Social Mundial, onde o debate é organizado debaixo pra cima e as atividades propostas pelos próprios participantes”, explicou.
Entre as atividades que serão realizadas estão palestras, painéis, oficinas, debates, rodas de conversa, exposições ou outras manifestações como teatro, música, dança, poesia e artes plásticas. Ao longo do Fórum também ocorrerão atividades culturais promovidas pelos seus organizadores.
Programação – Segundo Whitaker, no primeiro dia do evento (quinta – 7 de agosto) os participantes vão se concentrar no gramado em frente ao Congresso Nacional para um ato público. “Vamos chamar a atenção da sociedade colocando um grande balão em frente ao Congresso, com o tema do fórum. E quem quiser poderá entrar no balão que irá subir a uma altura de 20 metros, e depois descer”, avisou.
Já nos dois dias seguintes, as atividades do fórum ocorrerão na UnB. No penúltimo dia (sábado- 9 de agosto), serão realizadas várias Assembleias de Convergência. Nesse encontro vão ser definidas as propostas finais debatidas durante todo o evento.
E no último dia do Fórum (domingo – 10 de agosto), haverá a festa de apresentação dos resultados das Assembleias e exposição de experiências ligadas ao setor de energia. Todas as atividades ocorrerão no Parque da Cidade, e serão abertas ao público.
Para participar do Fórum Social Temático de Energia, basta acessar o site (http://fst-energia.org/) e seguir as instruções. A inscrição pode ser feita de forma individual ou como organização.
Héber Carvalho com informações do FST- Energia