Na semana em que o Brasil perdeu o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro, mais um grande nome da literatura brasileira se foi. Na noite do último sábado (19), Rubem Alves morreu vítima de falência múltipla de órgãos, aos 80 anos. Alguns deputados da Bancada do PT na Câmara homenagearam o poeta, filósofo, cronista, contador de histórias, ensaísta, teólogo, psicanalista, acadêmico e autor de livros infantis.
Para o deputado Afonso Florence (PT-BA), a morte do poeta representa uma perda para a academia e para a literatura, mas será amenizada pelo importante legado que ele deixou. “Muito triste a partida do mestre Rubem Alves. Ele Ficará vivo para sempre em sua obra”, disse o deputado Artur Bruno (PT-CE).
O deputado Paulo Teixeira (PT-SP) lembrou um pequeno verso do texto sobre política e jardinagem dopensador e educador. “O político por vocação é um apaixonado pelo grande jardim para todos. Seu amor é tão grande que ele abre mão do pequeno jardim que ele poderia plantar para si mesmo.”
O deputado Renato Simões (PT-SP) destacou a forma intensa com Rubens Alves soube viver. “Saboreou a vida própria e alheia. E preencherá seu espaço físico com suas ricas reflexões perenizadas em seus textos e em suas propostas para a educação – legado para as futuras gerações.”
PT na Câmara
Ouça o Deputado Newton Lima na Rádio PT