Ficha Limpa: ato marcará entrega do relatório ao presidente da Câmara nesta quarta

biscaia_combateDeputados e representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) realizarão ato público nesta quarta-feira (17), às 9h45, no Salão Verde, para marcar a entrega do parecer do projeto Ficha Limpa (PLP 518/09) ao presidente da Casa, Michel Temer (PMDB-SP).

 A manifestação é uma forma de pressão para que a proposta seja apreciada imediatamente em Plenário e as novas regras possam vigorar já nas eleições deste ano.

 

“Acredito que o Parlamento vai dar essa preciosa colaboração para excluir dos cargos eletivos candidatos que tenham ficha suja na Justiça”, afirmou o deputado Antonio Biscaia (PT-RJ), autor de PL sobre o mesmo tema que tramita apensado ao Ficha Limpa. Ele acrescentou que o grupo de trabalho que analisou as propostas tem o compromisso do presidente Temer de agilizar a apreciação em Plenário.

O texto que será entregue é a consolidação da proposta de iniciativa popular que chegou à Câmara com o respaldo de 1,5 milhão de assinaturas, e que foi aperfeiçoado por um grupo de deputados. Por ele, fica estabelecido que os candidatos se tornarão inelegíveis somente após condenação em órgão colegiado. O projeto original estabelecia a inelegibilidade já a partir de condenação em primeira instância. “Pode não ser ainda o texto ideal, mas é um grande avanço impedir a candidatura daqueles que já tem condenação por órgão colegiado”, afirmou Biscaia.

Para o deputado Domingos Dutra (PT-MA) é natural que tenha havido mudanças entre a proposta popular e o texto final do grupo Ficha Limpa. “Nem o projetos que vem do Executivo chegam aqui e são aprovados sem aperfeiçoamento”, ressaltou Dutra. Ele cita que no caso do Ficha Limpa houve, inclusive, avanços como o impedimento da candidatura de pessoas que utilizam de mão-de-obra em condições análogas à de escravos. “Se não conseguimos aprovar uma emenda à Constituição para permitir a expropriação de terras onde há prática de trabalho escravo, vamos pelo menos impedir que esses patrões tenha mandatos no Executivo ou no Legislativo”, afirmou.

Debate – O texto final do grupo Ficha Limpa foi apresentado hoje, em audiência pública, com a participação dos representantes da sociedade civil organizada. Durante o debate foi entregue um documento com a adesão de mais cinco mil assinaturas de apoio à proposta. “Vamos continuar a nossa mobilização até a sanção presidencial do projeto”, afirmou Jovita José Rosa, da Secretaria Executiva do MCCE.

O representante da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, Francisco Whitaker, avaliou que o texto que irá a Plenário é mais amplo que a proposta original. “O resultado é muito positivo, tivemos a oportunidade de dialogar e chegarmos a uma proposta cuidadosa que tem condições de ser aprovada para dar a resposta que a sociedade espera dos políticos brasileiros”, afirmou.

Vânia Rodrigues

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100