História do PT se confunde com história da redemocratização do país, diz Ferro

10-03-10-lider na tribuna-D1A Nova República, período da história do Brasil que marcou o fim da Ditadura Militar (1964-1985), com a eleição indireta de Tancredo Neves em 15 de janeiro de 1985, completa 25 anos hoje – data da posse de José Sarney na Presidência da República. A data merece ser comemorada na avaliação do líder do PT na Câmara, deputado Fernando Ferro (PE), por marcar o fim da ditadura e o início do Estado democrático de direito no Brasil. Na sua avaliação, a história do Partido dos Trabalhadores quase que se confunde com a história e a luta pela redemocratização do país. “O PT cresceu e se consolidou junto com o crescimento e o avanço da democracia brasileira”, afirmou.

Para o líder do PT, uma das maiores contribuições do partido com a Nova República é o governo Lula. “Nestas duas gestões, o país alcançou estabilidade política e financeira, melhorou a qualidade de vida dos brasileiros e houve um aprofundamento dos espaços democráticos e de cidadania”, afirmou Fernando Ferro.

Segundo o líder petista, o PT também contribui com o processo democrático quando o presidente Lula abre mão de disputar um terceiro mandato em respeito das regras da democracia. “Com a aprovação que o nosso governo tem, o presidente Lula não cede aos apelos da vaidade e do sucesso. Isso é respeito e fortalece o processo democrático”, ressaltou.

Fernando Ferro, no entanto, reconhece que ainda é preciso avançar na redemocratização do país. “Só alcançaremos a plena democracia quando não existir mais desigualdade social, quando forem assegurados todos os direitos aos cidadãos, quando acabarmos com as mazelas políticas e quando a imprensa for livre”, afirmou o líder do PT. Para o líder petista o Brasil ainda convive com uma imprensa de estrutura oligárquica e comprometida com a elite conservadora.

O vice-líder da bancada do PT, deputado José Genoino (SP), destacou que o PT sempre participou da luta pela redemocratização do País. “Participamos ativamente da campanha pelas eleições diretas, não participamos do Colégio Eleitoral (que elegeu Tancredo Neves presidente e José Sarney vice), nem participamos do Governo Sarney mas, no Congresso Nacional aprovamos todas as propostas e medidas que ajudaram no avanço da democracia brasileira”, afirmou.

Entre as matérias fundamentais que foram aprovadas no Congresso, com o voto do PT, Genoino citou a legislação partidária, a Lei da Anistia e o fim da censura. “Hoje queremos reafirmar a nossa trajetória de luta pela democratização”, concluiu.

Vânia Rodrigues

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também