Congresso Nacional analisa Fundo da Agricultura Familiar do Mercosul

drrosinha_dest2O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou na última sexta-feira (12) mensagem ao Congresso Nacional solicitando a implementação do Fundo da Agricultura Familiar (FAF) do Mercosul. O objetivo é financiar políticas integradas de desenvolvimento da agricultura familiar e apoiar a participação ativa da sociedade civil nos debates sobre o tema.

O Fundo foi criado em dezembro de 2008 durante a Cúpula de Presidentes do Mercosul, que ocorreu na Costa do Sauípe (BA). Em 2009, seu regulamento foi aprovado. O FAF é resultado das ações da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar no Mercosul (REAF) – formada pelos ministérios relacionados à agricultura familiar e pelas organizações representativas desse segmento produtivo.

O FAF estará aberto a contribuições de organismos internacionais e países associados ao Mercosul. “Com isso, pretende-se ampliar os recursos e a abrangência das ações apoiadas pelo Fundo”, destacou Guilherme Brady, coordenador da Área de Integração Regional da Assessoria Internacional e de Promoção Comercial do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

Para receber apoio econômico, o FAF agora necessita, no caso do Brasil e do Paraguai, de ser aprovado pelos seus respectivos congressos nacionais, Já na Argentina e no Uruguai, a aprovação ocorrerá no âmbito do Poder Executivo.

O coordenador explicou que o Fundo possui uma característica solidária, já que as contribuições serão conforme as condições econômicas dos países. “Quem pode mais, contribuirá mais. O Brasil será responsável por 70% dos recursos”, disse.

O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) destacou que o fundo vem sendo construído há pelo menos três anos e representa um debate importante sobre como o país e o Mercosul podem alavancar a agricultura familiar dentro do bloco.

Ex-presidente do Parlamento do Mercosul no período de 2008 a 2009, Dr. Rosinha é relator do projeto que regulamenta a primeira eleição direta para a escolha dos representantes brasileiros no Parlasul (PL 5279/09).

“Além de ter política comum, temos de ter um fundo de desenvolvimento da agricultura que vai ajudar a corrigir as assimetrias na área”, disse. Ele citou como exemplo o Paraguai, “que mesmo com agricultura familiar é um país pobre”, disse. “Então, projetos elaborados pelo Mercosul podem ser alavancados pelo fundo, para o qual todos vão contribuir e a retirada maior será feita pelos países menos desenvolvidos. Acho que é um fundo que já faz falta há muito tempo e será importante para a segurança alimentar da região”, defendeu.

Equipe Informes, com Agências

 

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100