O deputado Francisco Chagas (PT-SP) destacou no plenário o lançamento na manhã desta quarta-feira (11) da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Complexo Industrial da Saúde. Para dimensionar a relevância desse ramo para a economia do País, o deputado pontuou que o sistema de saúde corresponde hoje a 9% do PIB brasileiro, absorve 10% da mão de obra especializada, gera 12 milhões de empregos direitos e indiretos e equivale a 35% do esforço nacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
“Além disso, é importante dizer que, hoje, temos um déficit na balança da ordem de 12 bilhões de reais. E o esforço da Frente será exatamente o de reduzir essa dependência, pois consideramos que um país sem um complexo de saúde absolutamente desenvolvido é um país sem soberania”, argumentou Francisco Chagas.
O deputado também ressaltou a realização na manhã de hoje de audiência pública para debater a proposta de emenda à Constituição (PEC 301/13) de sua autoria que retira tributos dos medicamentos para uso humano. O tema foi discutido com representantes do governo federal e do setor farmoquímico. O texto dessa matéria tramita apensado à PEC 491/10.
Durante a audiência, o petista pediu celeridade na tramitação da proposta para garantir aos usuários de medicamentos a possibilidade de uma vida com mais qualidade e com menos sofrimento. Segundo o parlamentar, essa desoneração vai trazer benefícios em todos os setores da produção. “A aprovação da proposta vai possibilitar maior investimento das empresas nacionais e estrangeiras, geração de divisas e criação de mais postos de trabalhos no Brasil”, reforçou.
Késia Paos