Mauro Vieira convoca embaixador de Israel após reação extremista de Netanyahu

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Após a reação injustificada do governo de Israel de declarar o presidente Lula “persona non grata no país”, o governo brasileiro decidiu convocar o embaixador israelense em Brasília, Daniel Zonshine, para uma reunião no Palácio do Itamaraty, no Rio, na segunda-feira (20). A decisão ocorre depois de o presidente Lula fazer um apelo para um cessar-fogo imediato em Gaza, região que tem sofrido com o massacre de mulheres e crianças promovido pelo governo do extremista de direita Benjamin Netanyahu.

O ministro das Relações Exteriores Mauro Vieira também chamou para consultas o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer. Ele embarcou para o Brasil nesta terça-feira (20).

“Diante da gravidade das declarações desta manhã do governo de Israel, o ministro Mauro Vieira, que está no Rio de Janeiro para a reunião do G20, convocou o embaixador israelense Daniel Zonshine para que compareça hoje [segunda] ao Palácio Itamaraty, no Rio. E chamou para consultas o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, que embarca para o Brasil amanhã [terça]”, informou o Itamaraty, em nota, logo após a convocação.

LEIA MAIS: 

Petistas manifestam apoio à luta de Lula contra o genocídio em Gaza

Em uma tentativa de intimidar o governo brasileiro, a diplomacia israelense também chamou Meyer para comparecer ao Museu do Holocausto. Ali, o chanceler israelense, Israel Katz, chamou Lula de “persona non grata”, em hebraico, durante entrevista coletiva.

Lula criticou máquina de guerra de Netanyahu, não o povo judeu

O governo de Israel exige um pedido de desculpas do Brasil após o presidente Lula comparar o genocídio do povo palestino aos horrores do Holocausto. O conteúdo da crítica de Lula, no entanto, direcionado à maquina de guerra de Netanyahu, e não ao povo judeu, foi prontamente ignorado pelo governo do extremista de direita.

Para o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, a reação descabida de Israel é uma “barbaridade” e não cabe um pedido de desculpas por parte da diplomacia brasileira. “Só aumenta o Isolamento de Israel. Lula é procurado no mundo inteiro e no momento quem é [persona] non grata é [o governo de] Israel”, disse Amorim, ao blog da jornalista Andréia Sadi.

“O chanceler [Mauro Vieira] anunciará as providências que decidir tomar. (…) Sempre tivemos grande estima pelo povo judeu, que nos deu Einstein, Freud e tantos outros, além de extraordinária contribuição à cultura brasileira”, argumentou Celso Amorim, em declaração à Folha de S. Paulo.

PT Nacional, com Folha e G1

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100