“Tudo o que a gente puder fazer para melhorar a vida nas cidades será feito”, diz Lula

Lula durante a cerimônia de retomada do legado olímpico: anúncio da construção do campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro no Parque Olímpico, na Arena Carioca 3, do Parque Olímpico. Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Lula realizou, nesta quarta-feira (7), na Barra da Tijuca, dois atos importantes para a população do Rio de Janeiro: a inauguração do Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado e o lançamento da pedra fundamental do Campus Parque Olímpico Cidade de Deus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Os empreendimentos aproveitam a estrutura deixada como legado pelos Jogos Olímpicos de 2016, realizados na capital fluminense.

Durante o evento, Lula destacou que a retomada dos investimentos em educação e em outras áreas refletem o esforço do governo para melhorar as condições de vida dos brasileiros nas cidades.

“Tudo o que a gente puder fazer pra melhorar a vida nas cidades brasileiras, a gente tem que fazer. Porque é na cidade que o povo mora, é na cidade que o povo usa transporte, é na cidade que o povo usa a saúde, é na cidade que o povo usa a educação. Então, a gente tem que ajudar”, disse Lula, ao lado da esposa, Janja Lula da Silva, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, de ministros do governo, parlamentares, atletas olímpicos e paralímpicos, estudantes, entre outros.

O novo Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado leva o nome da ex-jogadora de vôlei e treinadora que faleceu em novembro de 2022 e é lembrada como um dos principais expoentes do esporte brasileiro. A escola, de tempo integral, beneficiará cerca de mil alunos.

Além da inauguração do ginásio, foi assinado, durante o evento, o termo de cessão do terreno pela Prefeitura do Rio para a construção do Campus Parque Olímpico Cidade de Deus do IFRJ, que vai garantir o acesso das comunidades ao ensino técnico e profissional, além de integrar a ação de continuidade da política de expansão dos institutos federais.

Serão repassados R$ 15 milhões para a construção do campus, que deve estar concluído em 2025. Ao todo, a unidade terá capacidade para atender 1.400 alunos (clique aqui para saber mais detalhes).

LEIA MAIS:

Lula: “Quem precisa do governo é o povo mais humilde, lembrado só nas campanhas eleitorais”

Lula também lançou a pedra fundamental de outro campus do IFRJ, no Complexo do Alemão, uma das maiores comunidades da cidade do Rio.

Retomada

Os investimentos que foram anunciados refletem o compromisso do governo Lula com o desenvolvimento do Rio e da educação do país, o que inclui a realização de novas obras e a retomada das milhares de outras que foram paralisadas após o golpe de 2016. No caso específico do campus do IFRJ na Barra da Tijuca, ele vai contribuir para a revitalização do complexo olímpico, abandonado pelos governos Temer e Bolsonaro.

No discurso, Lula reafirmou que a aplicação de recursos públicos na educação deve ser encarada não como gasto, mas como investimento, já que traz retornos sociais e econômicos para o país.

LEIA MAIS:

Lula: “Consagração do jovem é estudar, fazer curso técnico e entrar na universidade”

“Não existe exemplo de nenhum país do mundo desenvolvido sem que antes ele tenha investido na educação. Acontece que aqui no Brasil, colocar dinheiro na educação é utilizado como se fosse gasto. Ou seja, quando você precisa aumentar o salário do professor, não é investimento, é gasto. Quando você precisa fazer uma sala de aula, não é investimento, é gasto”, criticou. Para ele, essa é “uma visão equivocada” que pretende “desmoralizar o serviço público no país”.

Giro pelo Brasil

O evento no Rio faz parte de uma agenda de viagens que Lula começou a fazer pelos estados brasileiros, com o objetivo de comparecer às entregas do governo, conversar com a população e firmar parcerias com governadores e prefeitos.

Lula deu como exemplo o prefeito Eduardo Paes, que apresentou um conjunto de novos projetos importantes para a população do Rio de Janeiro. “Os projetos que o Eduardo Paes apresentou são pertinentes. Eu não sei se vou atender todos, mas pode ficar certo que uma boa parcela deles a gente vai atender”, disse o presidente, que, na quinta-feira (8), fará anúncio de investimentos em Belo Horizonte (MG).

LEIA MAIS: 

52% dos brasileiros aprovam Lula e seu governo, mostra pesquisa

Educação aliada ao esporte

Ainda durante o evento, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que o investimento no complexo olímpico parte do entendimento do governo sobre a importância de o ensino estar aliado ao esporte.

“A educação tem uma relação muito forte com o esporte. Se a gente observar os países que têm o maior destaque nas Olimpíadas no mundo, são países que investem e estimulam o esporte na escola. Portanto, ocupar esse espaço aqui, que é um legado das Olimpíadas brasileiras, para uma escola, tem um simbolismo muito forte”, disse o ministro.

Santana acrescentou que o reforço dos investimentos em educação está relacionado à prioridade do governo em combater as desigualdades sociais. “O único caminho que um país tem para construir uma sociedade justa, reduzir as desigualdades, é dar esperança e oportunidade para as crianças e jovens desse país. E é isso que o presidente tem feito. O presidente que mais investiu na educação da história do país volta para dizer que a educação é prioridade”, disse.

Reparação histórica

Eduardo Paes iniciou o discurso fazendo agradecimentos ao “presidente amigo do Rio”. O prefeito disse também que o momento era de fazer uma “reparação histórica” a Lula, por toda a atenção dedicada à cidade nos seus três mandatos presidenciais.

“Ninguém tem o carinho que esse cara tem, político de nível nacional, pelo Rio de Janeiro. Ninguém, ninguém, nenhum brasileiro. Ele fez muito no outro governo e já começou fazendo”, afirmou, citando como exemplos a reunião de cúpula do G20 (grupo das maiores economias do mundo, atualmente presidido pelo Brasil), que ocorrerá em novembro, na capital fluminense, e o apoio para a reformulação das operações no Aeroporto Internacional do Galeão, que melhorou o fluxo de passageiros e do tráfego aéreo.

Paes também disse ser importante reconhecer a importância da atuação de Lula para trazer os Jogos Olímpicos de 2016 para o Rio de Janeiro.

“Eu tive o orgulho e a honra de poder testemunhar esse momento da história brasileira, do esporte olímpico. Vi e posso afirmar isso, e acho que a gente faz um pouco dessa reparação aqui hoje, por ver esse sujeito que está aqui, o presidente Lula, o talento, a capacidade, a força política, o amor ao país dele, que foi o que fez com que a gente ganhasse as Olimpíadas para o Brasil”, afirmou.

PT Nacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100