Foto: Gustavo Bezerra
O deputado Jesus Rodrigues (PT-PI) denunciou, na tribuna da Câmara, as ações de violência dos black blocs nas manifestações. Ele defendeu o direito à liberdade de expressão e de manifestação de opinião, mas advertiu que “não deixemos passar as manifestações da forma como têm sido feitas pelos black blocs.”
O parlamentar fez referência às manifestações de junho de 2013 com o impeachment do ex-Presidente Fernando Collor de Mello. “O movimento ter retornado às ruas em busca de melhores serviços na área da educação, da saúde e da segurança é uma conquista. Mas quero chamar atenção para o fato de que nós não podemos aceitar como natural o grupo, black bloc se organizar e, vez em quando, reaparecer de forma mascarada e depredando o patrimônio público e privado.”
O deputado Jesus Rodrigues, que atuou como militante sindical na época da ditadura, explica que, na época, quando o movimento dos trabalhadores resolvia fazer manifestações contra o Governo por melhores condições de trabalho, havia um grupo parecido. “Naquele período tínhamos a presença de manifestantes de forma semelhante, mais tarde denominado black blocs. Os grupos atuavam em todos os Estados da mesma forma. Mas não podemos aceitar esse tipo de manifestação.”
Késia Paos