Conferência propõe ações integradas nas áreas de cultura e educação

culturaconferenciaA 2ª Conferência Nacional de Cultura terminou na noite de domingo (14), em Brasília, com 32 propostas prioritárias e quase uma centena de medidas setoriais para nortear as políticas públicas do setor. Nos três dias de encontro foram debatidos temas como valorização e preservação da cultura, democratização do acesso a eventos culturais, acesso à internet e até meio ambiente.

Uma das propostas é articular a política cultural com a política educacional nas três esferas governamentais para elaborar e implementar conteúdos programáticos com disciplinas dedicadas à preservação e difusão da cultura. “Não há possibilidade de desenvolvimento cultural sem levar a cultura e a arte para a sala de aula, não há qualificação da educação sem a presença da cultura, nossos destinos são integrados”, afirmou o ministro da Cultura, Juca Ferreira.

A defesa da proposta de emenda à Constituição (PEC 150/03) também está entre os itens prioritários. A PEC, de autoria dos deputados petistas Paulo Rocha (PA), Gilmar Machado (MG), Zezéu Ribeiro (BA) e Fátima Bezerra (RN), determina que os governos federal, estaduais e municipais apliquem percentuais de suas receitas na cultura. Outro item defendido na Conferência é a atualização da Lei Rouanet (PL 6722/10), de incentivo à cultura.

O presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), destacou que a conferência acertou ao elencar três instrumentos fundamentais para o setor: fonte financiamento (PEC 150/03), atualização e democratização na distribuição dos recursos (Lei Rouanet) e ainda a criação de um Sistema Nacional de Cultura. “Estaremos, com essas prioridades definindo uma política de Estado para o setor. Uma política que vai permitir o acesso à cultura independentemente da mudança de governo”, afirmou.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS), ex-presidente da Comissão de Educação e Cultura, também destacou a importância da conferência para consolidar uma política de Estado para o setor. “Conseguimos avanços importantes para a cultura na gestão do Presidente Lula, e posso garantir que as prioridades definidas neste encontro constarão do programa de governo da pré-candidata Dilma Rousseff”, afirmou Rosário, que faz parte da equipe que elabora o programa de governo. A deputada disse ainda que a atuação da bancada petista na Câmara também será em defesa dessas propostas.

Para Zezéu Ribeiro, o momento é de consolidação da política adotada pelo Governo Lula de descentralização e de interiorização da cultura. Ele destacou que na gestão do Presidente Lula os recursos para o setor cresceram de 0,21% – deixados pelo governo Fernando Henrique Cardoso – para 1% do Orçamento da União. “Asseguramos cinco vezes mais recursos para a cultura, o que é um sinalizador de que conseguiremos aprovar a PEC 150”, afirmou.

A conferência aprovou ainda itens que tratam da necessidade de regulamentar as profissões na área de cultura e investir na capacitação do trabalhador. Além disso, o documento defende que a implantação de um plano nacional de banda larga contemple as instituições culturais.

Vânia Rodrigues, com Agência Brasil

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100