Diante da forte tempestade que atingiu Belo Horizonte na noite desta terça-feira (23), a capital mineira corre sério risco geológico, em decorrência dos muitos estragos verificados em várias regiões da cidade.
O deputado federal Rogério Correia (PT-MG) enviou ofício ao ministro das Cidades, Jáder Barbalho Filho, onde expõe o sério risco que corre a capital de Minas Gerais e solicita apoio imediato do governo federal.
BH COM RISCO GEOLÓGICO! DEPUTADO ACIONA GOVERNO FEDERAL
Após as fortes chuvas que atingiram Belo Horizonte na noite de ontem, 23, várias regiões da nossa cidade entraram em Risco Geológico (risco de desabamentos, inclinações, trincas, abaulamentos e rachaduras de terrenos e… pic.twitter.com/XWrlBh0CBA
— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) January 24, 2024
De acordo com a Defesa Civil do estado choveu em um só dia 30% a mais do que todo o volume esperado para o mês de janeiro em Belo Horizonte, informa Correia.
“São inúmeras as imagens de ruas alagadas, carros arrastados pela enchente, imóveis invadidos pelas águas, pessoas ilhadas. Além das muitas ocorrências registradas pelo Corpo de Bombeiros que dão conta de deslizamentos de terras, árvores caídas em cima de casas, veículos e vias públicas”, afirma Rogério em seu ofício ao ministro.
O deputado petista pede ao ministro providências para sanar as emergências, assim como também um planejamento de ações de médio e longo prazo para evitar que esse tipo de calamidade ocorra novamente em Belo Horizonte.
PT Nacional