Lula será interlocutor pela paz no Oriente Médio, dizem petistas

rosinha_mouraoO Brasil vai se posicionar como interlocutor na busca pela paz no Oriente Médio. Esse é um dos principais objetivos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que inicia neste sábado (13) visita oficial a Israel, Palestina e Jordânia. O primeiro compromisso oficial do presidente acontece na segunda-feira (15) com o presidente de Israel, Shimon Peres. Depois, Lula participa de seminário empresarial em que deve estimular o fluxo comercial entre os dois países.

A colaboração do presidente brasileiro para a solução dos conflitos do Oriente Médio, na avaliação do deputado Dr. Rosinha (PT-PR), poderá surtir efeitos positivos, já que o Brasil é um país neutro. “Os Estados Unidos não conseguem mais fazer interlocuções no Oriente. Isso porque os norte-americanos sempre declararam apoio incondicional a Israel. A visita de Lula é importante e pode contribuir para desarmar os espíritos e abrir um grande caminho de negociação”, declarou Rosinha.

A boa performance do Brasil no cenário internacional, segundo o parlamentar, é um grande aliado na defesa da paz o Oriente Médio. “O Brasil é um país neutro nesta guerra agressiva entre Israel e Palestina. O governo brasileiro reúne as melhores condições para ocupar o papel de interlocutor neste conflito”, disse.

Para o deputado Nilson Mourão (PT-AC), o presidente Lula deve pedir que as tropas israelenses desocupem imediatamente as áreas invadidas da Palestina. “Cada vez mais, o presidente Lula está se credenciando como um interlocutor da paz no Oriente, já que os interlocutores tradicionais falharam. Por isso, ao contrário do que fizeram os Estados Unidos, é importante que o presidente diga claramente que é a favor da solução entre os dois Estados e, ao mesmo tempo, peça que Israel desocupe imediatamente as áreas invadidas. Isso vai permitir a consolidação do Estado livre da Palestina”, afirmou.

Ainda na segunda-feira, Lula reúne-se com representantes da sociedade civil israelense e palestina em Jerusalém Oriental.

Lula visita o parlamento (Knesset) israelense e terá audiência com o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

No dia seguinte, o presidente visitará o Museu do Holocausto (Yad Vashem) e, num bosque ao lado do museu, participa da cerimônia de plantio de árvore. A terça-feira contempla encontro com a delegação da Universidade Hebraica, audiências a Amos Oz e ao ex-primeiro ministro Ehud Olmert. À tarde, a comitiva se desloca para Belém, quando está previsto encontro com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, e encerramento de seminário empresarial Brasil-Palestina.

Na quarta-feira (17), Lula segue para Ramalá onde vista escola beneficiada por projeto de cooperação brasileiro. Está prevista também visita ao Mausoléu de Yasser Arafat, assinaturas de atos e declaração à imprensa. Ao término das atividades na Palestina, a delegação segue para Amã, na Jordânia. Naquele país, Lula terá encontro privado com o rei Abdullah II e a rainha Rania da Jordânia.

No último dia da visita (18), Lula será recebido pelo presidente do Senado jordaniano, Taher Masri, e se reunirá com o primeiro-ministro Samir Rifai. Em seguida, Lula participa do encerramento do seminário empresarial Brasil-Jordânia. Após o compromisso, a delegação retorna para o Brasil. De acordo com o porta-voz do governo brasileiro, as reuniões empresariais terão foco nos segmentos de infra-estrutura, energia, farmacêutico e agronegócio.

Edmilson Freitas, com agências

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100