PT lança Nova Casa13: central de ferramentas de comunicação para a disputa de 2024

Foto:Gabriel Paiva

O PT apresentou, no sábado (9), segundo e último dia da Conferência Eleitoral e Programa de Governo 2024 Marco Aurélio Garcia, modernos instrumentos de comunicação para que a militância e  seus candidatos em todo o Brasil, nas eleições municipais de 2024, tenham condições e ferramentas gratuitas para produzir suas campanhas e fazer o debate político em pequenas, médias ou grandes cidades.

Misiara Oliveira, secretária Nacional Adjunta de Comunicação do PT e coordenadora de Comunicação do PT na Câmara, foi a coordenadora da mesa de debate que tinha como tema “Comunicação PT Nacional e Casa13 nas Eleições 2024”. Por conta da organização, Misiara anunciou a fusão dessa mesa com a da “COP 30: um olhar sobre a comunicação na Amazônia”.

Os palestrantes foram o deputado federal Jilmar Tatto (PT-SP), secretário Nacional de Comunicação, Juan Pessoa, coordenador Nacional de Comunicação do PT, e Patrick Paraense, marqueteiro da campanha Beto Faro senador 2022.

“O novo patamar da Comunicação do PT fará com que a gente tenha outra condição de vitória nas eleições municipais de 2024”, afirmou Misiara.

 

Funcionamento da rede de comunicação

Jilmar Tatto iniciou a sua apresentação explicando a militantes e pré-candidatos como funciona hoje toda a rede de comunicação do PT, que envolve planejamento diário de pauta, definição do que é mais importante ao partido focar no dia, alinhamento político com ações do governo Lula, transmissão desse conteúdo para que chegue a militantes, comunicadores, parlamentares e assessorias de imprensa de deputados e senadores do PT.

O secretário explicou passo a passo como funciona o processo de discussão e comunicação da pauta diária produzida pelo PT e pelas lideranças do PT na Câmara e no Senado.

“Temos diariamente uma reunião de pauta em que se definem as matérias e conteúdos que serão produzidos no dia, os destaques dessa produção e divulgamos essas definições por meio de uma pauta resumida com as prioridades. Isso orienta o partido em todos os níveis”, afirmou.

“Pegamos o que o Lula vai fazer, vai falar durante o dia, o que o governo vai anunciar, pegamos as matérias sobre temas que serão votados na Câmara e no Senado. A partir dessa reunião de pauta, nós produzimos conteúdo e passamos para o Brasil inteiro. Fazemos isso todos os dias. Isso é o profissionalismo da comunicação do PT”, disse Jilmar Tatto.

Monitoramento das redes

O segundo item citado por ele foi o monitoramento das redes sociais, também diário. “Quando recebemos denúncia de fake news, na maioria das vezes já temos conhecimento e tomamos as medidas adequadas”, relatou.

Jilmar disse que a comunicação do PT está em todos os canais e que as ferramentas desenvolvidas são de propriedade intelectual do PT. A quarta ação de comunicação citada por Jilmar foi a criação da TV PT. Com jornalismo profissional, a cada dia produz novos programas, conteúdos e dá voz para ações e lideranças do partido e do governo Lula.

Por fim, o secretário falou sobre a inovação do PT ao entrar no Ministério das Comunicações e solicitar uma concessão para a legenda. “Se temos cerca de 30% da preferência do eleitorado, estamos falando cerca de 60 milhões de pessoas propensas a ouvir o que temos para dizer”, contou. Enquanto aguarda essa decisão, o partido investe em seu canal via satélite, o PT SAT, sintonizado pelo canal 1313.

“A gente tem que ter paciência e ouvir bastante para não errar. Se o PT é grande, é porque o PT consegue ouvir o que o povo quer realmente. Eu acho que é essa a grandeza e a diversidade do PT e com a comunicação nós tentamos ajudar para que o povo tenha mais informação sobre o que está passando na sociedade brasileira”, afirmou.

Nova Casa13

O coordenador Nacional de Comunicação, Juan Pessoa, apresentou ao vivo as ferramentas desenvolvidas pelo PT para que militantes, dirigentes, pré-candidatos e toda pessoa envolvida na campanha eleitoral do ano que vem tenha as condições e os instrumentos para fazer a disputa nos seus municípios e estruturar as suas campanhas. “Um detalhe: todos esses instrumentos nós desenvolvemos nesses últimos três anos para chegar agora preparados para a disputa municipal de 2024”, disse.

Juan apresentou aos participantes da mesa de discussão a Nova Casa13, desenvolvida inicialmente em 2020 com os legados dos governos Lula e Dilma, com gerador de conteúdos, combate às fake news, oficinas e orientações jurídicas. O endereço da plataforma é casa13.pt.org.br.

“Foi importante esse acúmulo e, graças a vocês, ao uso que toda a militância fez dessas ferramentas em 2020, que nós também fomos aprendendo a como criar uma segunda versão, uma terceira versão, uma quarta versão. Chegamos em 2022 com o time do Lula por estado, mostrando os nossos candidatos e candidatas para que a gente pudesse aumentar o número da nossa bancada da Câmara e do Senado. Tenho certeza que esses instrumentos, de alguma maneira, ajudaram a todos vocês”, afirmou.

Juan falou também sobre  importância de que todos acessem e compartilhem conteúdos produzidos pelo PT. “Quem já acessou o site, quem curtiu, quem fez um compartilhamento? Isso é essencial para que cresçamos cada vez mais e levemos o projeto de transformação social do presidente Lula cada vez mais longe. A nossa informação é a verdade, sempre!”

Ao mostrar ao vivo a Nova Casa13, Juan falou sobre o conteúdo que está disponível, como o ComunicaBR, plataforma lançada no sábado (8) com dados sobre realizações do primeiro ano do Governo Lula. Como é uma ferramenta de transparência social, essas informações de monitoramento são referentes ao governo federal.

A Casa13 está estruturada em cinco ferramentas: realizações por municípios, gerador de site PT Municipal, conteúdos para baixar, oficinas digitais e combate às fake news. “É um instrumento para que vocês possam encontrar as realizações, gerar conteúdo e fazer o debate em seus municípios.”

COP 30 – Um olhar sobre a Comunicação na Amazônia

A última apresentação da mesa foi a de Patrick Paraense, responsável pelo marketing da campanha Beto Faro Senador PT-PA 2022. Militante há 26 anos do PT, ele apresentou uma análise política e de comunicação sobre os desafios impostos para Amazônia.

“A gente está vivendo um momento muito ímpar com esse governo Lula 3. Nós estamos vendo a Amazônia sendo discutida mundialmente, o Lula trouxe a Amazônia para o debate central do governo numa estratégia, inclusive, de conseguir ter um palanque mundial para restabelecer o país como protagonista do cenário mundial”, disse Patrick. “É uma estratégia inteligente, porém, que deixa um desafio, que é conseguir fazer com que a Amazônia real seja apresentada com alternativas. Esse momento também pressiona o PT a ter uma estratégia para a Amazônia.”

Patrick falou sobre o desafio de enfrentar a polarização com o bolsonarismo e como isso impõe ao PT um gargalo de comunicação. “O que nós hoje temos com esse novo momento é que a gente está discutindo aqui a COP30 com uma gama de investimentos gigantes do governo federal na Amazônia, tendo destaque para Belém ao mesmo tempo em que a gente precisa discutir também o desafio econômico. Estamos falando aqui de comunicação, estamos falando de economia”.

Ele defendeu que é preciso criar canais de diálogo com os movimentos sociais, com as lideranças políticas e, principalmente, com os atores locais.

De acordo com Patrick, Belém foi a única capital da região norte em que Lula saiu vitorioso das urnas nas eleições de 2022. “’Foi uma vitória de apenas 4.500 votos de diferença para Bolsonaro. E numa cidade que a esquerda governa. Então, como é que nós vamos conseguir fazer a disputa?”, indagou.

Patrick citou como exemplo uma experiência que está sendo feita pelo PT da Amazônia, chamada Seres e Saberes. “Eu acho que é uma iniciativa e uma forma do PT conseguir dialogar, não só com essa produção de conhecimento, mas dar voz e protagonismo para aquilo que nós estamos falando aqui, da necessidade de a Amazônia não só se apresentar e estar à frente do seu processo de transformação.”

Da Redação do PT nacional , PT Senado, PT na Câmara e FPA

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100