A Fundação Perseu Abramo organizou o painel Novembro Negro, integrando a luta antirracista no mês da Consciência Negra, que reúne registros da atuação de combate ao racismo nas resoluções partidárias, documentos das ações petistas no legislativo e executivo, além de textos de jornais e cartazes históricos – disponíveis para download.
No painel, o Centro Sérgio Buarque de Holanda, responsável pela documentação histórica do PT, oferece um amplo conjunto de registros da luta pelo combate ao racismo dentro e fora do partido.
“A militância antirracista protagonizou a cena política internacional no ano de 2020. Em um momento marcado por inéditas restrições de circulação e de reunião devido à pandemia de Covid-19, foram organizadas grandes mobilizações e intervenções públicas em diversos países. Ações desta monta em um contexto tão adverso são uma vitória dos movimentos sociais pelo combate ao racismo, e também uma demonstração contundente da urgência social, neste início dos anos 20 do século XXI, pelo estabelecimento de mudanças profundas para eliminação do racismo”, afirma o texto de apresentação da exposição.
O painel disponibiliza os documentos semanalmente, organizados em três eixos: “Sociedade brasileira e racismo”, “Organização política antirracista” e “Conquista de direitos e políticas públicas”.
Entre as lideranças do movimento antirracista homenageadas no painel Novembro Negro, estão Lélia Gonzáles, Luiza Bairros, Hamilton Cardoso e Milton Barbosa.
Por PT Nacional