Foto: Salu Parente
O Líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP) reiterou nesta quarta-feira (21) o apoio da Bancada do PT ao projeto de lei (PL 2295/00), do Senado, que reduz para 30 horas semanais a carga de trabalho dos profissionais de enfermagem. A proposta, que está pronta para votação em plenário, foi o tema de comissão geral realizada hoje na Câmara.
“Nós, do Partido dos Trabalhadores sempre defendemos a redução da jornada de trabalho para enfermagem. Assim como defendemos a aprovação do piso salarial para os agentes comunitários de saúde. E o nosso compromisso é ajudar neste importante diálogo para conseguirmos um texto de consenso que viabilize a votação das 30 horas”, disse Vicentinho.
Ainda de acordo com o líder do PT, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já recomenda as 30 horas semanais para a enfermagem. “É uma questão de justiça com esta categoria profissional que tem a importante missão de cuidar das pessoas e fazer o que nem os médicos, e nem outros profissionais da saúde fazem, que é sofrer a dor das famílias”, ressaltou Vicentinho.
Todos os participantes da comissão geral defenderam a votação do PL 2295/00, que tramita na Casa há 14 anos. Os representantes dos trabalhadores foram unânimes em afirmar que os profissionais da enfermagem atuam em todas as unidades de saúde, públicas e privadas e, em função da sobrecarga de trabalho. A maioria está com graves problemas de saúde. Ainda de acordo com os trabalhadores, a enfermagem é a base do Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, há 1,5 milhão de enfermeiros em atividade no Brasil.
O presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) informou que está discutindo com os líderes partidários a possibilidade de um acordo que viabilize a discussão e votação do projeto em plenário.
Gizele Benitz