Com decreto, Lula fortalece produção nacional do setor leiteiro

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

decreto que fortalece a cadeia produtiva do leite, garantindo incentivo fiscal às indústrias que comprarem leite in natura de produtores brasileiros, foi assinado pelo presidente Lula e publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta quarta-feira, 18.

O presidente Lula mostrou mais uma vez sensibilidade e preocupação com os nossos agricultores, que vem enfrentando desde o ano passado esta crise. Com este decreto, vamos solucionar este problema e ressaltar a importância dos nossos produtores de leite, valorizando o trabalho de todo o setor leiteiro e também beneficiando os consumidores lá na prateleira do mercado”, escreveu o deputado Pedro Uczai (PT-SC) na rede X.

A nova regra, na opinião de Uczai, protegerá desde o pequeno até o grande produtor, prejudicados por medidas do governo anterior que acarretaram no aumento da importação do leite em pó.

A medida entra em vigor em 90 dias e não ocasiona renúncia de receita tributária. Ela altera o Decreto nº 8.533/2015 e modifica as condições para a utilização dos créditos presumidos de PIS/Pasep e de Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) concedidos no âmbito do Programa Mais Leite Saudável do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Por meio das redes sociais, vários parlamentares se manifestaram em apoio à decisão do governo federal. Odair Cunha (PT-MG) reafirmou na rede X o compromisso do presidente Lula com os agricultores e destacou que o decreto enfrenta a “concorrência desleal das exportações de leite em pó de outros países, beneficiando nossos agricultores familiares”.

Fazendo coro com seus colegas, a deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) também enfatizou em suas redes a importância do decreto para as famílias agricultoras. Ele “ajuda os produtores de leite contra a concorrência desleal de outros países”, postou.

Ao destacar o compromisso de Lula com os pequenos produtores, o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Paulo Pimenta, escreveu em suas redes que a medida faz parte de um pacote do governo para “aumentar a competitividade do leite brasileiro e proteger nossos produtores, que vem sofrendo com o aumento das importações no setor.

Paulo Paim deu voz aos produtores leiteiros no Senado

Em pronunciamento no Senado na última segunda-feira, 16, o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou a crise na cadeia produtiva de leite sofrida pelos pecuaristas e agricultores familiares do Rio Grande do Sul, motivada pelo modelo de importação de produtos adotados pelos governos estadual e federal até então.

Os produtores solicitaram urgente revisão das políticas governamentais, agora atendidas pelo presidente Lula.

“Os produtores estão recebendo de R$ 1,40 a R$ 2,00 por litro de leite, um valor que está “muito aquém dos custos de produção, sem considerar os investimentos necessários em suas propriedades e, ainda, o ciclone que atingiu o Rio Grande do Sul, prejudicando em muito os produtores rurais”, conforme matéria da Agência Senado.

A situação cria uma posição financeira “insustentável”, segundo Paim, levando muitos a considerarem a possibilidade de abandonar a atividade leiteira, diz a matéria.

A cadeia produtiva do leite é uma das principais atividades econômicas do Brasil, com forte efeito na geração de emprego e renda, segundo dados de publicação no portal da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ela envolve mais de um milhão de produtores no campo. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia, segundo dados de 2019 da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Nas últimas décadas, a produção nacional de leite cresceu, mas o número de produtores vem caindo de forma expressiva. Segundo dados do IBGE, em 1996, o Brasil tinha mais de 1,8 milhão de estabelecimentos rurais que produziam leite. Em 2006 esse número caiu para 1,3 milhão e em 2017 eram 1,1 milhão de produtores.

PTNacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100