Efeito Lula: FMI vê alta de 3,1% do PIB do país em 2023, acima da média global

No documento, o FMI confirma o acerto das políticas do governo Lula para fortalecer a produção no campo, reindustrializar o país e gerar emprego e renda Foto: Divulgação/Site do PT

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2023 deve ser “mais forte que o esperado”, de 3,1%, aponta o relatório Perspectivas da Economia Mundial, divulgado, nesta terça-feira (10), pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), após revisão do índice previsto em julho, de 2,1%. Caso a projeção se confirme, a expansão neste ano será maior que a de 2,9% de 2022. O documento destaca ainda que o crescimento do PIB brasileiro apresenta ritmo superior ao de 3% esperado para a economia global neste ano.

O relatório foi apresentado pelo economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, em Marrakesh, no Marrocos, e confirma o acerto das políticas do governo Lula para fortalecer a produção no campo, reindustrializar o país e gerar emprego e renda para fazer a roda da economia girar.

LEIA MAIS: PIB do 2° trimestre é o triplo do previsto e mostra economia robusta

“A revisão em alta para 2023 desde julho reflete um crescimento mais forte do que o esperado no Brasil, impulsionado pela agricultura dinâmica e serviços resilientes no primeiro semestre de 2023”, afirma o FMI, segundo o qual o consumo igualmente se manteve forte, apoiado por medidas de estímulo fiscal. O órgão também revisou para cima a projeção do PIB brasileiro para 2024, e prevê uma expansão de 1,5% – em julho, o índice previsto foi de 1,2%.

Inflação e desemprego

Sobre a inflação no Brasil, o relatório do FMI estima que o índice melhore em 2023, para 4,7%, ante os 9,3% do ano passado. Conforme o Fundo, há também a possibilidade de a inflação brasileira ser ainda menor em 2024, na casa dos 4,5%.

LEIA MAIS: Efeito Lula: Banco Mundial mais que dobra previsão do PIB do país em 2023

“A recente decisão do Brasil de adotar uma meta contínua (em vez de ano-calendário) de inflação de 3% a partir de 2025 é um exemplo concreto de uma melhoria na eficácia operacional e na estratégia de comunicação, ajudando a reduzir a incerteza e a aumentar a eficácia da política monetária”, diz o FMI, no relatório. O documento também cita a importância do início do processo de redução dos juros no Brasil.

Já a taxa de desemprego do Brasil deve ficar em 8,3% neste ano, ante 9,3% em 2022, segundo o FMI. Para 2024, o órgão espera que melhore um pouco mais, para 8,2%.

Ouça o Boletim da Rádio PT:

Projeção confirmada

Além do FMI, o Banco Mundial (Bird) e a Organização das Nações Unidas (ONU) também confirmam a previsão do presidente Lula de que a economia brasileira iria crescer acima das expectativas. Na semana passada, o Bird mais que dobrou a previsão de crescimento do PIB brasileiro em 2023, de 1,2%, em junho, para 2,6%, em outubro. Já a ONU estima um aumento de 3,3% neste ano, acima da taxa global, de 2,4%.

PTnacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100