Médicos brasileiros têm diploma reconhecido no Mercosul

newtonlima-drrosinha

A partir deste ano, profissionais brasileiros de saúde de diversas áreas terão o título reconhecido nos países que integram o Mercosul. A medida foi determinada pelas Portarias nº 734 e nº 735, de 2 de maio de 2014, aprovadas pelo ministro da Saúde, Arthur Chioro, no último dia 5. Com isso, os profissionais também poderão exercer atividades na Argentina, Paraguai e Uruguai, que integram o bloco econômico.

A decisão do governo da Presidenta Dilma Rousseff foi elogiada pelos deputados da bancada do PT, Newton Lima (SP) e Dr. Rosinha (PR) que integram o Parlasul (Parlamento do Mercosul).  

“Recebo essa decisão com muita alegria. Esta é uma ação que vem ao encontro do Programa Mais Médicos. É uma medida que nos ajuda, dada a carência de médicos no Brasil já que em relação a médico por habitante, o índice brasileiro é a metade de países como Argentina e Uruguai”, avaliou o presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul, deputado Newton Lima.

Para ele, a medida adotada pelo governo brasileiro poderá ajudar os prefeitos a terem mais recursos humanos qualificados para ajudar no atendimento à atenção básica.

Já o deputado Dr. Rosinha lembrou que o Mercosul deixou de ser um bloco meramente econômico para ser um bloco de integração onde, além da economia e do comércio, trabalha na construção da cidadania e de direitos políticos. Segundo o petista, alguns acordos nas áreas da saúde e da educação sofreram resistências de setores organizados que compõem o bloco.

Para Dr. Rosinha, o Programa Mais Médicos rompeu algumas das barreiras do preconceito o que, segundo ele, é comprovado por essa ação do governo brasileiro. “Essa medida concretiza, agora, a integração desses profissionais na área de medicina. É uma demanda antiga de recém-formados e da sociedade de todos esses países que precisam de médicos, mas principalmente do Brasil. O Ministério da Saúde, com essa ação, além de implementar os acordos do Mercosul, também complementa o Programa Mais Médicos”, observou Dr. Rosinha. 

Resolução As portarias 734/14 e 735/14 validam as Resoluções 07 e 08 de 2012, de autoria do Grupo de Mercado Comum (GMC), órgão executor do Mercosul. As resoluções fortalecem a integração dos profissionais de saúde na região. Além disso, elas dispõem de listas de profissionais reconhecidos e de especialidades médicas comuns no Mercosul.

Como o título dos profissionais de saúde não é o mesmo em todos os países que integram o bloco, o documento cria a chamada denominação de referência, que consiste em nomenclaturas uniformes para profissões que integram a lista. As profissões incluídas na Portaria serão incorporadas à matriz mínima de registro de profissionais de saúde do Mercosul.

No Brasil, as profissões que serão reconhecidas e inclusas na matriz mínima são médico, farmacêutico, farmacêutico-bioquímico, cirurgião dentista, enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e fonoaudiólogo. Órgãos da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), do Ministério da Saúde, serão responsáveis pelo cumprimento das disposições no País.

Benildes Rodrigues com PT no Senado

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo