Parlamentares da Bancada do PT na Câmara ocuparam a Tribuna nesta terça-feira (13) para homenagear os enfermeiros e enfermeiras do Brasil pela passagem do Dia do Enfermeiro, 12 de maio. Os deputados petistas também reiteraram apoio ao projeto de lei (PL 2295/2000), que trata da redução da jornada de trabalho da categoria para 30 horas semanais.
O deputado Fernando Ferro (PT-PE) afirmou que a redução da jornada de trabalho é uma luta histórica da categoria. “É uma medida extremamente justa para esses profissionais que lidam com tanto sofrimento, tanta dor dos pacientes, sendo responsáveis pela recuperação e pelo conforto de pessoas que necessitam dos seus cuidados”, disse.
O deputado Marcon (PT-RS) manifestou apoio e saudou a categoria. “A Organização Internacional do Trabalho (OIT) já recomenda que essa categoria tenha a jornada de trabalho reduzida. Eu apoio essa mobilização”, disse. De acordo com o parlamentar, a redução da carga horária irá aumentar a oferta de trabalho e também diminuir o estresse no exercício da atividade, resultando em melhoria na assistência e humanização dos serviços prestados.
“É uma categoria tão importante para a saúde do país, mas que nunca teve a valorização merecida. O enfermeiro e a enfermeira têm papel fundamental no educar para a saúde e no cuidado com os pacientes. Contem conosco nessa boa luta!!!”, frisou o deputado Marcon.
Para o deputado Luiz Couto (PT-PB), a enfermagem tem como principal papel a restauração da saúde do paciente. “São homens e mulheres que carregam a organização hospitalar com cuidado, amor e dedicação. E sou também favorável à jornada de trabalho de 30 horas para esses profissionais”.
Gizele Benitz