CPMI do Golpe ouvirá ex-comandante da PMDF nesta terça-feira

Senador Fabiano Contarato fala durante sessão da CPMI: parlamentares avançam na identificação de autoridades que se omitiram em 8 de janeiro Foto: Alessandro Dantas

CPMI do Golpe poderá aprofundar as investigações sobre a responsabilidade da Polícia Militar do Distrito Federal nos atentados de 8 de janeiro. Na sessão desta terça-feira (29), os deputados e senadores da comissão ouvirão o coronel Fábio Augusto Vieira, que comandava a PMDF no dia do ataque aos Três Poderes. 

Vieira foi um dos presos em operação deflagrada pela Polícia Federal no último dia 18. Foram detidos também o coronel Klepter Rosa, que o havia substituído do comando da PMDF, e outros cinco militares da corporação. 

Os pedidos de prisão foram feitos pelo coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GCAA), Carlos Frederico Santos, a partir das investigações feitas pela Procuradoria-Geral da República sobre o 8 de Janeiro.

Em nota, a PGR afirmou que “os denunciados conheciam previamente os riscos e aderiram de forma dolosa ao resultado criminoso previsível, omitindo-se no cumprimento do dever funcional de agir”.

Preso pela segunda vez

Esta é a segunda vez que o coronel Vieira é preso. A primeira ocorreu em janeiro, logo após os atos terroristas. Agora, o conjunto de evidências de que ele e outras autoridades da segurança de Brasília colaboraram para a tentativa de golpe são mais robustas.

Como o próprio ex-secretário de Segurança do DF Anderson Torres admitiu na CPMI, a responsabilidade pela segurança da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes era da PMDF e havia um planejamento muito detalhado sobre como a polícia deveria agir. 

O plano, no entanto, acabou ignorado por Vieira e seus subordinados diretos. Entre as sabotagens já identificadas, estão o uso de policiais pouco experientes naquele dia e a determinação de que as tropas ficassem de sobreaviso (em casa) e não de prontidão (nos batalhões).

Na quinta-feira (31), será a vez de a CPMI ouvir o general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional.

PTNacional

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100