O jornalista Dimas Roque, militante do PT, diretor do blog Dimas Roque e do site Notícias do Sertão, do município de Paulo Afonso, passou a ser ameaçado de morte pelo presidente da Câmara Municipal da cidade, o vereador Antônio Alexandre (DEM), depois que iniciou uma série de reportagens sobre desmandos administrativos na Casa Legislativa. O caso foi repercutido pelo deputado Emiliano José (PT-BA) em discurso na Câmara (9).
De acordo com o deputado, as denúncias só começaram a ser feitas depois que o Tribunal de Contas rejeitou as contas da Câmara Municipal relativas ao exercício financeiro da gestão anterior. “Invocando sua condição de jornalista, Dimas decidiu pedir vistas do processo, o que levou Antônio Alexandre a proibir a entrada dele naquela Casa Legislativa. O acesso à Câmara Municipal foi garantido pela justiça, que concedeu um salvo-conduto ao jornalista”.
Entre as denúncias que fez, já noticiadas também pelo site Política Livre de Salvador, estão o recebimento de diárias por parte de funcionários e vereadores que não viajam e a existência de uma empresa que presta serviços à Câmara através de três contratos cujo telefone eendereço são os mesmos da residência da irmã do vereador e presidente AntônioAlexandre.
“Devo dizer que Dimas Roque é um companheiro de lutas. Vem de uma linhagem de jovens que desde o início da década de 80 luta para melhorar a vida do povo de Paulo Afonso”, disse Emiliano. Ele ressaltou ainda que o exercício do jornalismo é livre no país e que isso deve ser informado ao presidente da Câmara. “Se considerar que as denúncias são equivocadas, demonstre, prove, evidencie que o jornalista está errado, embora, pelo que conheço de Dimas Roque, sei que ele só faria as denúncias se lastreado nos fatos. Dimas sabe que pode contar comigo pro que der e viver. E tem consciência de
que não deve parar de exercer o jornalismo com firmeza, seriedade e serenidade, como é de seu feitio”
Assessoria Parlamentar