Focus Brasil #108: Compromisso com o mundo

A nova edição da Focus Brasil, de número 108, está disponível para leitura. Foto: Focus Brasil/Site do PT

A nova edição da Focus Brasil, editada pela Fundação Perseu Abramo, repercute o sucesso da Cúpula da Amazônia, realizada em Belém na semana passada. Segundo a revista, sob a liderança de Lula, “países da região se comprometem a combater a atividade ilegal e promover o financiamento do desenvolvimento sustentável“. A Focus informa ainda que a Declaração de Belém prevê a criação de novas instâncias da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), como o Mecanismo Amazônico de Povos Indígenas para promover o diálogo entre governos e povos indígenas da região.

A revista também destaca em outra reportagem que o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) anunciaram o Programa de Crédito Pró-Amazônia, lançado como “Coalizão Verde”. O programa terá participação de 19 bancos, cuja missão será fomentar o desenvolvimento da Amazônia e estimular MEIs, micro e pequenas empresas.

Na mesma edição, a Focus traz a volta do programa Luz para Todos, oficializado no início do mês. A iniciativa irá beneficiar até 500 mil famílias que não têm acesso à energia elétrica até 2026.

“Mais de 3,6 milhões de famílias foram atendidas com acesso ao serviço público de distribuição de energia elétrica desde o lançamento do programa, há 20 anos. Nessa nova etapa, o desafio é construir políticas de universalização do acesso e uso da energia elétrica ainda mais justas e inclusivas”, ressalta a publicação.

A segurança pública é tema do editorial Carta ao Leitor desta semana. “A segurança pública e o pleno exercício da atividade policial são um dos pilares da sociedade”, aponta o editorial. “O respeito e o prestígio que gozam da maioria da população, no entanto, não podem servir de salvo-conduto para condutas criminosas e tresloucadas pelos agentes do Estado”, observa a revista.

“Os episódios de violência policial com a consequente mortes de pessoas na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo merecem pelo despropósito o repúdio da cidadania democrática”, condena o editorial. 

Na entrevista da semana, a produtora de cinema Mariza Leão reflete sobre como a “sétima arte”contribui para a formação da identidade nacional. “Eu tenho a sensação, e uma experiência pessoal, de que quanto mais brasileira for uma história, mais ela é bem recebida”, relata Leão, na conversa com Bia Abramo e Guto Alves.

Segundo a produtora, “o sucesso de uma obra tem que acontecer no país de origem dessa obra. E nós temos conseguido aqui no Brasil, quanto mais nacional ela for, mais impacto pode ter”.

Leia a edição completa aqui.

Por PT Nacional

 

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo

jaya9

mcw

jeetwin

nagad88

betvisa

marvelbet

baji999

jeetbuzz

crickex

https://smoke.pl/wp-includes/depo10/

Depo 10 Bonus 10

Slot Bet 100

Depo 10 Bonus 10

Garansi Kekalahan 100