Petistas enaltecem trajetória exemplar de Dom Tomás Balduíno

PADRETOM-DOMTOMAS

Tão logo foi confirmado o seu falecimento, na noite de sexta-feira (2), parlamentares do PT lamentaram o triste fato e enalteceram a trajetória de Dom Tomás Balduíno, considerado um ícone da luta em prol da reforma agrária e dos direitos humanos, especialmente dos segmentos mais discriminados da sociedade brasileira.

O deputado Assis do Couto (PT-PR) lastimou a “grande perda” e ressaltou o papel histórico de Dom Tomás. “Ele deu uma contribuição inestimável para as lutas no campo, para o avanço da reforma agrária, para os direitos humanos e para todos os oprimidos. Ele foi um verdadeiro guerreiro pela democratização da terra”, disse Assis, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara, que realizará uma homenagem ao religioso nesta quarta-feira (7).

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado Luiz Couto (PT-PB) demonstrou muita tristeza pela perda do amigo. “Deixou saudade em meu coração e no coração de muitos que mantinham com ele uma relação de amizade, de respeito e de confiança. Homem com grande integridade e um lutador das causas humanas, foi uma figura incansável e de destaque na oposição ao regime militar. Defendeu os direitos indígenas, direitos dos trabalhadores sem terra, dos pobres e dos que estavam cansados e oprimidos”, registrou Luiz Couto.

“Reconhecido mundialmente por ser um profeta dos direitos humanos, nunca se calou diante das injustiças no Brasil e na América Latina. A sua luta diária era pela reforma agrária, pelos povos das florestas e das águas. Quero dizer que esse homem deixou um enorme legado nos corações de quem teve a oportunidade de conhecê-lo. Sua simplicidade fascinava aqueles que o procuravam”, acrescentou o deputado paraibano, que é padre católico e se inspirou muito na trajetória de Dom Tomás Balduíno.

Para o deputado Padre Ton (PT-RO), também discípulo e amigo, trata-se de uma “enorme perda” para a Igreja, para o Brasil e para o mundo. “Perdemos um missionário da paz, justiça social e da bondade. Era um grande incentivador da Teologia da Libertação, muito comprometido com a luta pela conquista da terra. Mesmo aposentado, apesar da sua idade avançada, continuava na militância. Que seus ensinamentos e exemplo de vida possam iluminar mentes e corações nos dias que correm”, declarou Padre Ton.

Twitter Pela Internet, parlamentares também manifestaram o seu pesar. “Calou-se uma voz dos oprimidos”, disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) em seu Twitter, citando título do poema de Pedro Tierra feito em homenagem a Dom Tomás.

“Bispo dos índios, da reforma agrária, que abrigou perseguidos da ditadura. Se foi mais um dos bons”, lamentou a deputada Iriny Lopes (PT-ES).

“Perdemos um grande lutador das causas dos indígenas, dos sem terra e dos pobres”, escreveu o deputado Alessandro Molon (PT-RJ).

“Muita tristeza pela morte de Dom Tomás Balduíno. Grande batalhador da luta no campo. Defensor dos humildes. Alma iluminada”, relatou o deputado Nelson Pellegrino (PT-BA).

“Minha tristeza com a partida de Dom Tomás Balduíno. Um lutador incansável e defensor dos mais pobres. Viva Dom Tomás!”, saudou o deputado José Guimarães (PT-CE).

“Dom Tomas Balduíno, guerreiro do povo brasileiro!”, sintetizou a deputada Iara Bernardi (PT-SP).

Para o deputado Fernando Ferro (PT-PE), Balduíno foi “um profeta na luta do povo, referencial de uma igreja viva a serviço do viver digno e da fé”.

Rogério Tomaz Jr.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Postagens recentes

CADASTRE-SE PARA RECEBER MAIS INFORMAÇÕES DO PT NA CÂMARA

Veja Também

Jaya9

Mostbet

MCW

Jeetwin

Babu88

Nagad88

Betvisa

Marvelbet

Baji999

Jeetbuzz

Mostplay

Melbet

Betjili

Six6s

Krikya

Glory Casino

Betjee

Jita Ace

Crickex

Winbdt

PBC88

R777

Jitawin

Khela88

Bhaggo