O vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), encaminhou proposta à Mesa Diretora da Casa para que seja formalizada a indicação de Zilda Arns junto à Fundação Nobel para concorrer ao Prêmio Nobel da Paz. Zilda faleceu no terremoto do Haiti em 12 de janeiro último.
“Será uma forma de mantermos vivo o espírito dessa valorosa mulher brasileira”, justificou o deputado. A proposta foi apresentada durante sessão solene da Câmara dos Deputados que homenageou a pediatra, sanitarista e fundadora da Pastoral da Criança, realizada em 8 de março.
O trabalho desenvolvido pela médica, no Brasil e em outros países, foi focado nos índices de mortalidade infantil. Zilda Arns desenvolveu metodologias simples e eficazes de prevenção à doenças e combate à desnutrição entre crianças, violência doméstica e marginalidade.
Arns foi indicada ao mesmo Prêmio em 2006, junto a outras 999 mulheres de todo o mundo, mas não foi escolhida. Porém, recebeu inúmeros outros prêmios ao longo de anos. A também fundadora da Pastoral do Idoso, teve o reconhecimento de cidadã honorária em mais de dez estados brasileiros, recebeu prêmios nacionais e internacionais de grande destaque como o ” Opus Prize “(EUA), “Heroína da Saúde Pública das Américas”, o diploma e medalha de “Pacificador da Onu”, dentre outros.
Assessoria Parlamentar com Equipe Informes